Ações

N S. đ Candas

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


N S. đ Candas


Natureza: Engenho de roda d'água

com igreja


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE


Capitania: RIO GRANDE

Engenho de roda d'água com igreja, no vale do 'Curematáĩ' (m.e. rio Curimatau) - Engenho Nossa Senhora das Candeias.

Conhao' no MBU.

Na capela desse engenho ocorreu o massacre do Cunhaú, em 16/6/1645, perpretado por neerlandeses e seus aliados.

Jurisdição: Prefeitura do Rio Grande.


Nomes históricos: N S. đ Candas; Engenho Nossa Senhora das Candeias; Ԑngԑnho Conhao; Engenho Cunhaú (Conhau; Conhao; Conhaou).


Nome atual: Fazenda Cunhau. Não mais existe como engenho - resta, preservada, a capela.

Os mapas BQPPB, PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 e RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 mostram a levada (canal para condução de água) do Rio Piquiri até o engenho, para impulsão de sua roda d'água.

Citações

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA - plotado como com símbolo de engenho, 'Ԑngԑnho Conhao', na m.e. do 'R. Conhao'-'R Carwataugh'.

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE - plotado com símbolo de engenho, 'Ԑngԑnho Conhao', na m.e. do 'R. Canhao'-'R. Carwataugh'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA - plotado com símbolo de engenho, 'Ԑngenho conhao', na m.e. do 'R. Canhao'-'R. Caruuatangh'.

►(Verdonck, 1630), pg. 45:

"§ 19.º - CUNHAÚ - Três milhas acima de Camaratuba existe ainda um engenho, no lugar chamado Cunhaú, o qual faz anualmente de 6 a 7.000 arrobas de açúcar; esse lugar está sob a jurisdição do Rio Grande e ali moram uns 60 ou 70 homens com suas famílias; meia milha distante desse engenho corre um rio, de três milhas de longo e meia milha de largo, onde as barcas iam carregar açúcar, de 100 a 110 caixas cada barca, e traziam dali também comestíveis; há ali, também, muito gado, farinha e milho que ordinariamente é trazido para Pernambuco com o açúcar. ".

►Dagelikse Notulen, Volume 3, Ano 1637:

"15 de junho Vendido à o senhor George Gaesman, Sargento-Major, e Baltazar Wijntjes, da companhia o engenho em Conhaou, que pertenceu à Antonio de Albuquerque, junto com todas as terras, plantações de cana, pastos, bosques, casas, e outros edifícios do mesmo que pertenciam a Albuquerque, juntando a isso 30 negros e 20 pares de bois, como hoje eles se encontram neste engenho ou à ele serão juntados. Os compradores pagarão para isto uma soma de 60000 florins, que deverá ser pago em seis pagamentos em seis anos consecutivos. O primeiro pagamento será em ... de junho 1638 e ultimo cairá em 6 1643, e cada pagamento será exatamente 1/6 do total. Uma vez que os pagamentos tenham sido feito os compradores receberão uma transferência que descreve o engenho e tudo que nele se encontra e os compradores passarão à ser donos e mestres deste engenho. O que implica que os compradores não estão mais obrigados a cumprirem com esta soma, com relação à este engenho E tudo que nele se encontra, e em geral e sua pessoa, "Im Solidum renuncirende Exceptie mibus ordines, diviscores et excus siones", e todos os seus pertences deste momento e no futuro, submetendo estes a todos os direitos e a justiça.".

►(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg. 95:

"1. Engenho Cunhaú, que pertenceu a Antônio de Albuquerque; foi confiscado e vendido ao Sargento-mor George Gartzman e ao Sr. Balthasar Wyntgis; mói. ".

►(Dussen, 1640), pg. 176:

"166) Engenho Cunhaú, pertencente a Willem Beck e Hugo Graswinckel, é engenho d'água e mói. São lavradores:

George Grastman van Werve 30 tarefas

Domingos Carvalho 40

Pero Gomes 30

Pero Xara Ravasco 10

----- 
110 tarefas".

►(Câmara Cascudo, 1968), pg. 85:

"CUNHAU:- ... De cunhã-u, bebedouro, aguada das mulheres. ...".

►(Medeiros, 1998), "16 DE JULHO DE 1645 - O MASSACRE DO ENGENHO CUNHAU", pg. 105-109, historia esse fato ocoorido nesse engenho.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S. đ Candas". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S._%C4%91_Candas. Data de acesso: 23 de maio de 2019.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página