Ações

Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Redirecionando para Vila de Jundiaí)
 
Linha 1: Linha 1:
#redirect [[Vila de Jundiaí]]
+
{{Verbete|nome=Lana |sobrenome=Sato|verbete=A [[Vila de Jundiaí]], conhecida também como [[Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí]], foi fundada em 1656 por ordem do [[Conde de Monsanto]], donatário da [[Capitania de São Vicente]]  <ref>[[(Araújo, 1820)]]</ref>. '''Jundiaí''' foi a primeira povoação depois de [[Jaraguá]], abrindo espaço para um série de explorações nessa direção <ref>BUENO, B. P. S. Dilatação dos confins: caminhos, vilas e cidades na formação da Capitania de São Paulo. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.17. n.2. p. 251-294. jul.- dez. 2009. p. 265</ref>.
 +
 
 +
Segundo as [[Notícias do Bispado do Rio de Janeiro]], de 1687, a vila contava com ''69 fogos com 309 pessoas de comunhão'' <ref>[[Notícias do Bispado do Rio de Janeiro]]</ref>}}
 +
[[Category:População e Território ]]
 +
[[Category:Capitania de São Vicente]]
 +
[[Category:Cidades e vilas]]
 +
[[Category:Capitania de São Paulo]]

Edição atual tal como 18h01min de 22 de março de 2016

por Lana Sato


A Vila de Jundiaí, conhecida também como Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, foi fundada em 1656 por ordem do Conde de Monsanto, donatário da Capitania de São Vicente [1]. Jundiaí foi a primeira povoação depois de Jaraguá, abrindo espaço para um série de explorações nessa direção [2].

Segundo as Notícias do Bispado do Rio de Janeiro, de 1687, a vila contava com 69 fogos com 309 pessoas de comunhão [3]


[editar] Referências

  1. (Araújo, 1820)
  2. BUENO, B. P. S. Dilatação dos confins: caminhos, vilas e cidades na formação da Capitania de São Paulo. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.17. n.2. p. 251-294. jul.- dez. 2009. p. 265
  3. Notícias do Bispado do Rio de Janeiro



Citação deste verbete
Autor do verbete: Lana Sato
Como citar: SATO, Lana. "Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nossa_Senhora_do_Desterro_de_Jundia%C3%AD. Data de acesso: 29 de março de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página