Ações

Nossa Senhora do Rosário do Cairú

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
 
{{Verbete|nome=Tiago|sobrenome=Gil|verbete=
 
{{Verbete|nome=Tiago|sobrenome=Gil|verbete=
  
[[Vila]] fundada provavelmente em 1565, na [[Capitania de Ilhéus]], segundo Avanete Pereira Souza.<ref>[[SOUZA, Avanete Pereira. Poder local e cotidiano: a Câmara de Salvador no século XVIII. Salvador: UFBA, 1996]].</ref> Segundo Francisco Borges de Barros, teria sido fundada em 1610, uma vez que sua [[freguesia]] seria de 1606.<ref>[[Barros, Francisco Borges de. Diccionario geografico e historico da bahia. Salvador: Impr Of Estado, 1923.]]</ref>
+
[[Vila]] fundada provavelmente em 1565, na [[Capitania de Ilhéus]], segundo Avanete Pereira Souza.<ref>[[SOUZA, Avanete Pereira. Poder local e cotidiano: a Câmara de Salvador no século XVIII. Salvador: UFBA, 1996]].</ref> Segundo Francisco Borges de Barros, teria sido fundada em 1610, uma vez que sua [[freguesia]] seria de 1606.<ref>[[Barros, Francisco Borges de. Diccionario geografico e historico da bahia. Salvador: Impr Of Estado, 1923.]]</ref> Não fica claro o momento em que esta vila passa para o controle da [[Capitania da Bahia]], mas certamente em 1761 entrou no ról das Vilas desta última, pela incorporação da Capitania de Ilhéus.
 
}}
 
}}
  

Edição de 13h53min de 18 de janeiro de 2016

por Tiago Gil


Vila fundada provavelmente em 1565, na Capitania de Ilhéus, segundo Avanete Pereira Souza.[1] Segundo Francisco Borges de Barros, teria sido fundada em 1610, uma vez que sua freguesia seria de 1606.[2] Não fica claro o momento em que esta vila passa para o controle da Capitania da Bahia, mas certamente em 1761 entrou no ról das Vilas desta última, pela incorporação da Capitania de Ilhéus.


Referências

  1. SOUZA, Avanete Pereira. Poder local e cotidiano: a Câmara de Salvador no século XVIII. Salvador: UFBA, 1996.
  2. Barros, Francisco Borges de. Diccionario geografico e historico da bahia. Salvador: Impr Of Estado, 1923.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Tiago Gil
Como citar: GIL, Tiago. "Nossa Senhora do Rosário do Cairú". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nossa_Senhora_do_Ros%C3%A1rio_do_Cair%C3%BA. Data de acesso: 28 de março de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página