Ações

Nova da Rainha do Caeté

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '{{Verbete|nome=Mariana|sobrenome=Barcelos|verbete=''Vila Nova da Rainha do Caeté'' foi fundada em 1714 e permaneceu com o mesmo território até o final do período colonial....')
 
Linha 7: Linha 7:
 
[[Category:População e Território ]]
 
[[Category:População e Território ]]
 
[[Category:Capitania das Minas Gerais]]
 
[[Category:Capitania das Minas Gerais]]
 +
[[Category:Cidades e vilas]]

Edição de 10h56min de 18 de janeiro de 2016

por Mariana Barcelos


Vila Nova da Rainha do Caeté foi fundada em 1714 e permaneceu com o mesmo território até o final do período colonial. No início do século XVIII, a expedição do Sargento-mor Leonardo Nardas e dos irmãos Antônio Leme Guerra e João Leme Guerra encontraram ouro na região. Logo a área recebeu grande contingente populacional em busca de riquezas minerais. Em 1703, foi instalado o arraial do Caeté. Em 1714, o governador D. Brás Baltazar da Silveira elevou o arraial a Vila Nova da Rainha do Caeté[1].


Palavras-Chave: Vila Nova da Rainha do Caeté, arraial do Caeté.


Referências

  1. BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionário histórico e geográfico de Minas Gerais. 2. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1995, p.64-65



Citação deste verbete
Autor do verbete: Mariana Barcelos
Como citar: BARCELOS, Mariana. "Nova da Rainha do Caeté". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Nova_da_Rainha_do_Caet%C3%A9. Data de acesso: 6 de abril de 2020.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página