Ações

Pedômetro

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 07h19min de 5 de dezembro de 2014 por Tiagogil (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
por Leon Azevedo


Instrumento utilizado até os dias atuais no trabalho de mensuração do terreno. Utilizado pelos engenheiros cartógrafos como meio de mediação do terreno através da contagem dos passos, o pedômetro era levado preso na cintura ou no joelho. Segundo Bueno [1] o pedômetro: (...) embora permitisse medir grandes extensões, cerca de vinte, trinta e cinqüenta léguas, o instrumento era pouco preciso, servindo apenas para medições aproximadas nas quais não era necessária a exatidão. No caso da medição aproximada de longuíssimas distâncias esse pequeno relógio podia ser colocado sob a pata de um cavalo e preso à sela. O pedômetro era muito recomendado em situações de espionagem, permitindo que se medisse ocultamente o território ou praça do inimigo.


Referências

  1. BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Entre teoria e prática - A cartografia dos engenheiros militares em Portugal e no Brasil, séculos XVI-XVII. 2007, pg. 2



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Pedômetro". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ped%C3%B4metro. Data de acesso: 20 de setembro de 2020.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página