Ações

São Carlos

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
m (Tiagogil moveu página Vila de São Carlos para São Carlos)
 
(Uma edição intermediária de um usuário não apresentada)
Linha 1: Linha 1:
{{Verbete|nome=Lana|sobrenome=Sato|verbete=A [[Vila de São Carlos]] foi fundada no ano de 1797 pelo General [[Antônio Manoel de Melo]] <ref>[[(Araújo, 1820)]]</ref>. Essa vila estava subordinada a [[Capitania de São Paulo]]. }}
+
{{Verbete|nome=Lana|sobrenome=Sato|verbete=A [[Vila de São Carlos]] foi fundada no ano de 1797 pelo General [[Antônio Manoel de Melo]] <ref>[[(Araújo, 1820)]]</ref>. Essa vila estava subordinada a [[Capitania de São Paulo]] e atualmente essa região é chamada de [[Campinas]].  
 +
 
 +
Essa região inicialmente foi um pouso para os paulistas que iam para as Minas e Goyaz. Com o passar do tempo alguns taubateanos estabeleceram em um bosque chamado [[Mato Grosso]] e formaram um núcleo que remonta de 1739, sendo que o território para o estabelecimento dos moradores foi doado por [[Francisco Barreto Leme]] <ref>PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o diccionario geographico do brasil. Rio de janeiro: Impr Nacional, 1894. 1 v. p. 403</ref>.
 +
 
 +
Foi erigida a primeira capela em 1773, sendo assim instalada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Campinas. No ano de 1797, sendo governador e capitão-geral de São Paulo [[Antônio Manoel de Mello e Castro Mendonça]], essa freguesia foi elevada a vila com o nome [[São Carlos]] <ref>PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o diccionario geographico do brasil. Rio de janeiro: Impr Nacional, 1894. 1 v. p 403</ref>.  }}
 +
 
 +
 
 
[[Category:População e Território ]]
 
[[Category:População e Território ]]
 
[[Category:Capitania de São Paulo]]
 
[[Category:Capitania de São Paulo]]
 
[[Category:Cidades e vilas]]
 
[[Category:Cidades e vilas]]

Edição atual tal como 15h48min de 10 de maio de 2016

por Lana Sato


A Vila de São Carlos foi fundada no ano de 1797 pelo General Antônio Manoel de Melo [1]. Essa vila estava subordinada a Capitania de São Paulo e atualmente essa região é chamada de Campinas.

Essa região inicialmente foi um pouso para os paulistas que iam para as Minas e Goyaz. Com o passar do tempo alguns taubateanos estabeleceram em um bosque chamado Mato Grosso e formaram um núcleo que remonta de 1739, sendo que o território para o estabelecimento dos moradores foi doado por Francisco Barreto Leme [2].

Foi erigida a primeira capela em 1773, sendo assim instalada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Campinas. No ano de 1797, sendo governador e capitão-geral de São Paulo Antônio Manoel de Mello e Castro Mendonça, essa freguesia foi elevada a vila com o nome São Carlos [3].


[editar] Referências

  1. (Araújo, 1820)
  2. PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o diccionario geographico do brasil. Rio de janeiro: Impr Nacional, 1894. 1 v. p. 403
  3. PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o diccionario geographico do brasil. Rio de janeiro: Impr Nacional, 1894. 1 v. p 403



Citação deste verbete
Autor do verbete: Lana Sato
Como citar: SATO, Lana. "São Carlos". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Carlos. Data de acesso: 7 de abril de 2020.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página