Ações

São José do Rio Grande

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
 
(4 edições intermediárias de 2 usuários não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
A [[Vila de São José do Rio Grande]] que, pertenceu à [[Capitania do Rio Grande]], foi fundada em 13 de março de 1762<ref>LOPES, F. M. Em nome da liberdade: as vilas de índios do Rio Grande do Norte sob o diretório pombalino no século XVIII. Tese (Doutorado em História do Norte-Nordeste) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2005. 699 f.</ref>. A vila foi fundada sobre a [[Aldeia de Mipibu]], muito antigo e populoso<ref>CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p.</ref>. A vila recebeu essa denominação devido a uma tripla homenagem, a São José, ao Rei e ao seu neto<ref>CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p</ref>.
+
{{Verbete|nome=João Pedro|sobrenome=Galvão Ramalho|verbete=A [[Vila de São José do Rio Grande]], que pertenceu à [[Capitania do Rio Grande]], foi fundada em 13 de março de 1762<ref>LOPES, F. M. Em nome da liberdade: as vilas de índios do Rio Grande do Norte sob o diretório pombalino no século XVIII. Tese (Doutorado em História do Norte-Nordeste) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2005. 699 f.</ref>. A vila foi fundada sobre a [[Aldeia de Mipibu]], muito antiga e populosa<ref>CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p.</ref>. A vila recebeu essa denominação devido a uma tripla homenagem, a São José, ao Rei e ao seu neto<ref>CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p</ref>. }}
 +
[[Category:População e Território ]]
 +
[[Category:Capitania do Rio Grande]]
 +
[[Category:Cidades e vilas]]

Edição atual tal como 16h18min de 10 de maio de 2016

por João Pedro Galvão Ramalho


A Vila de São José do Rio Grande, que pertenceu à Capitania do Rio Grande, foi fundada em 13 de março de 1762[1]. A vila foi fundada sobre a Aldeia de Mipibu, muito antiga e populosa[2]. A vila recebeu essa denominação devido a uma tripla homenagem, a São José, ao Rei e ao seu neto[3].


[editar] Referências

  1. LOPES, F. M. Em nome da liberdade: as vilas de índios do Rio Grande do Norte sob o diretório pombalino no século XVIII. Tese (Doutorado em História do Norte-Nordeste) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2005. 699 f.
  2. CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p.
  3. CASCUDO, L. C.. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Ministério Educação e Cultura, 1955. 524 p



Citação deste verbete
Autor do verbete: João Pedro Galvão Ramalho
Como citar: GALVÃO RAMALHO, João Pedro. "São José do Rio Grande". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Rio_Grande. Data de acesso: 28 de março de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página