Ações

Santo Antônio de Alcântara

De Atlas Digital da América Lusa

Santo Antônio de Alcântara

Geometria
por Vinicius Maluly


Alcântara teve suas origens na aldeia de Tapuitapera, composta pelos índios Tupinambás. [1] Após a expulsão dos franceses das terras maranhenses, instaurou-se o aparato português na antiga aldeia de Tapuitapera. Rebatizou-se a aldeia como freguesia de S. Matias de Tapuitapera, sendo criada em 1622. [2] Instituiu-se, em 1648, a câmara municipal de Tapuitapera e elevou-se a vila recebendo o nome de Vila de Santo Antônio de Alcântara, passando a ser capital da capitania do Cumã, até a reincorporação desta à capitania do Maranhão. [3] No arquivo histórico ultramarino há referência à aldeia de Tapuitapera desde 1616 [4]e à Vila de Santo Antônio de Alcântara desde 1684.[5]


Referências

  1. LOPES, Antônio. Alcântara: subsídios para a história da cidade. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1957. p. 22-23.
  2. LOPES, Antônio. Ibid., p. 64.
  3. LOPES, Antônio. Ibid., p. 175-176.
  4. AHU-Maranhão. D.8
  5. AHU-Maranhão. D.702



Citação deste verbete
Autor do verbete: Vinicius Maluly
Como citar: MALULY, Vinicius. "Santo Antônio de Alcântara". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Santo_Ant%C3%B4nio_de_Alc%C3%A2ntara. Data de acesso: 19 de abril de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página