Ações

Vila Distinta e Real de Sobral

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
m (Tiagogil moveu a página Distinta e Real de Sobral para Vila Distinta e Real de Sobral através de um redirecionamento)
 

Edição atual tal como 09h30min de 11 de maio de 2016

por Reginaldo Correia


Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães, procedente do Rio Grande do Norte, instalou-se na Fazenda Caiçara. Tempos depois ele e sua mulher davam braças quadradas de terras a matriz de Nossa Senhora da Conceição [1]. Em obediência a Carta Régia de 22 de julho de 1766, expedida ao governador de PernambucoManuel da Cunha Menezes, ordenou este ouvidor geral e corregedor da comarca do Ceará, erigisse em vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral [2], a povoação de Caiçara, o que foi solenemente feito a 5 de julho de 1773, com o levantamento do pelourinho [3].


[editar] Referências

  1. IBGE – Cidades
  2. O nome que é designado a Vila no Mapa Ceará 1800 de Gregório Amaral é Vila de Caracú
  3. GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 3ª Ed. (revista), 1971, págs. 125 e 126; GIRÃO, Raimundo. MARTINS FILHO, Antônio. O ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1ª Ed, 1939, pág. 139



Citação deste verbete
Autor do verbete: Reginaldo Correia
Como citar: CORREIA, Reginaldo. "Vila Distinta e Real de Sobral". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vila_Distinta_e_Real_de_Sobral. Data de acesso: 19 de abril de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página