Ações

Vila Viçosa Real

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
m (Vmaluly moveu página Vila de Viçosa para Vila de Viçosa (Ibiapaba))
m (Tiagogil moveu página Vila de Viçosa (Ibiapaba) para Vila Viçosa Real)
 

Edição atual tal como 19h52min de 10 de maio de 2016

por André Soares Anzolin


Foi antiga aldeia de índio, com o nome de Aldeia de Nossa Senhora da Assunção da Ibiapaba, dirigida por padres da Companhia de Jesus. Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentaivas de colonização portuguesas no Ceará. Carta Régia de 1735 encarregou os jesuítas da direção das aldeias de índio do Ceará [1]. Em 1759, foi elevada a vila com a denominação de Vila Viçosa Real da América, em conseqüência da Ordem Régia expedida ao governador de Pernambuco, em 14 de setembro do ano anterior, determinando o confisco dos bens dos jesuítas, na Capitania, e a elevação, em vilas, dos aldeiamentos indígenas por eles administrados. A inauguração da vila verificou-se em 7 de junho daquele ano de 1759, com o nome de Vila Viçosa Real [2].


[editar] Referências

  1. IBGE – Cidades; GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 3ª Ed. (revista), 1971, pág. 126
  2. GIRÃO, Raimundo. MARTINS FILHO, Antônio. O ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1ª Ed, 1939, pág. 467



Citação deste verbete
Autor do verbete: André Soares Anzolin
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Vila Viçosa Real". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vila_Vi%C3%A7osa_Real. Data de acesso: 28 de março de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página