| Linha 3: | Linha 3: | ||
| − | [[Arquivo:Santana.png|400px| | + | [[Arquivo:Santana.png|400px|center|thumb|Detalhe da [[Capitania de São Vicente]], onde estava a baía da Guanabara. Fonte: [[(Cintra, 2013)]]]] |
| por Tiago Gil |
Foi uma capitania do Estado do Brasil de 1565 até o final do período colonial, instalada em terrenos originalmente ocupados pela Capitania de São Vicente, resgatados para a Coroa por conta da expulsão dos franceses por Estácio de Sá, em 1565.
Fundada no contexto de embates entre portugueses e franceses na costa americana, a Capitania do Rio de Janeiro se inicia em 1565, como apontou José de Anchieta algumas décadas depois:
| ANCHIETA, José de. Enformação do Brazil, e de suas capitanias, 1584. RHIGB, vol. 6, 1844 |
O Frei Vicente de Salvador também detalha a conquista da Guanabara pelos portugueses vindos da Bahia:
| Frei Vicente |
| Citação deste verbete |
| Autor do verbete: Tiago Gil |
| Como citar: GIL, Tiago. "Capitania do Rio de Janeiro". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Capitania_do_Rio_de_Janeiro. Data de acesso: 25 de janeiro de 2026.
|
| Informar erro nesta página |