Linha 1: | Linha 1: | ||
− | {{Verbete|nome=Joana|sobrenome=Carbonesi|verbete=São Pedro del Rei foi uma [[vila]] pertencente à [[capitania de Mato Grosso]] fundada em 21 de janeiro de 1781 durante a gestão do Governador e Capitão Geral da capitania, [[Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres]].<ref>MENDONÇA, Rubens de. Historia de Mato Grosso (Através dos seus Governadores). 1967.</ref> . A vila foi fundada em um arraial de mineração nas [[Lavras de Beripoconé]] (descobertas em 1777), que foi elevado à categoria de vila e mudou de nome.<ref> ARAUJO, Renata Malcher de. A urbanização da Amazónia e do Mato Grosso no século XVIII povoações civis, decorosas e úteis para o bem comum da coroa e dos povos. An. mus. paul., São Paulo , v. 20, n. 1, Junho 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142012000100003&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 21 jan. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142012000100003.</ref> Essa povoação encontrava-se em local estratégico, pois era um ponto entre a [[Vila Real do Senhor Bom Jesus de | + | {{Verbete|nome=Joana|sobrenome=Carbonesi|verbete=São Pedro del Rei foi uma [[vila]] pertencente à [[capitania de Mato Grosso]] fundada em 21 de janeiro de 1781 durante a gestão do Governador e Capitão Geral da capitania, [[Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres]].<ref>MENDONÇA, Rubens de. Historia de Mato Grosso (Através dos seus Governadores). 1967.</ref> . A vila foi fundada em um arraial de mineração nas [[Lavras de Beripoconé]] (descobertas em 1777), que foi elevado à categoria de vila e mudou de nome.<ref> ARAUJO, Renata Malcher de. A urbanização da Amazónia e do Mato Grosso no século XVIII povoações civis, decorosas e úteis para o bem comum da coroa e dos povos. An. mus. paul., São Paulo , v. 20, n. 1, Junho 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142012000100003&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 21 jan. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142012000100003.</ref> Essa povoação encontrava-se em local estratégico, pois era um ponto entre a [[Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá]] e a [[Vila Maria do Paraguai]], o que ajudava a assegurar o domínio dos rios [[rio Guaporé|Guaporé]] e [[rio Paraguai|Paraguai]]. Segundo Rubens de Mendonça<ref>MENDONÇA, Rubens de. Historia de Mato Grosso (Através dos seus Governadores). 1967.</ref>, no caso de um ataque surpresa dos espanhóis, a capital da capitania, [[Vila Bela da Santíssima Trindade]], poderia receber recursos de [[Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá]] por terra, através de São Pedro del Rei e [[Vila Maria do Paraguai]], e por via fluvial, por meio da navegação pelo [[rio Cuyabá]] até o [[rio Paraguai|Paraguai]].}} |
[[Category:População e Território]] | [[Category:População e Território]] | ||
[[Category:Capitania de Mato Grosso]] | [[Category:Capitania de Mato Grosso]] | ||
[[Category:Cidades e vilas]] | [[Category:Cidades e vilas]] |
por Joana Carbonesi |
São Pedro del Rei foi uma vila pertencente à capitania de Mato Grosso fundada em 21 de janeiro de 1781 durante a gestão do Governador e Capitão Geral da capitania, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.[1] . A vila foi fundada em um arraial de mineração nas Lavras de Beripoconé (descobertas em 1777), que foi elevado à categoria de vila e mudou de nome.[2] Essa povoação encontrava-se em local estratégico, pois era um ponto entre a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá e a Vila Maria do Paraguai, o que ajudava a assegurar o domínio dos rios Guaporé e Paraguai. Segundo Rubens de Mendonça[3], no caso de um ataque surpresa dos espanhóis, a capital da capitania, Vila Bela da Santíssima Trindade, poderia receber recursos de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá por terra, através de São Pedro del Rei e Vila Maria do Paraguai, e por via fluvial, por meio da navegação pelo rio Cuyabá até o Paraguai.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Joana Carbonesi |
Como citar: CARBONESI, Joana. "São Pedro del Rei". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=S%C3%A3o_Pedro_del_Rei. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025.
|
Informar erro nesta página |