m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A) |
|||
Linha 44: | Linha 44: | ||
− | {{ | + | {{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}} |
+ | |||
+ | {{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}} | ||
+ | |||
+ | [[Category: Coleção Levy Pereira]] |
Aparára
Natureza: riacho
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE
Capitania: PARAIBA
Riacho afluente m.d. do 'Iacúĩ' (Riacho Jacaraúna).
Nome histórico:' Aparára (Parar).
Nome atual: Riacho Jacuípe.
Vide vide mapa IBGE Geocódigo 2512703 SANTA RITA-PB.
►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como 'R. Parar', afluente m.d. do 'R. Gaquÿ'.
►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotado como rio, 'R. Parar', afluente m.d. do 'R. Gaquijs'.
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 221:
"Em Cabedelo cai o Guiti (Guia) e, ao flanco esquerdo da ilha dos Frades, em; cuja restinga havia fortificação entre o Arx Margarita e o Santo Antônio, e um rio inominado, tendo o Nhiagereba (Mangereba), onde há morada, e o Caraí, pela sinistra, e o Aparara, o Iacui (Jacuí) pela destra, correndo o Itinga perto da barra.".
Nota:
O mapa BQPPB plota o riacho 'Aparára' como afluente m.d. do 'Iacûĩ', cujo alto curso denomina-se Jacaraúna. Pela semelhança etmológica de 'Iacûĩ' com Jacuípe admitimos a possibilidade de haver erro no mapa BQPPB, trocando a denominação do 'Aparára' com o 'Iacûĩ'.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Aparára". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Apar%C3%A1ra. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |