Ações

Lázaro Fernandes Borges

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Lázaro Fernandes Borges <!-- Lazaro Fernandez Borgez -->, sargento aprovado e morador nesta cidade, de idade que disse ser de trinta e sete anos pouco mais ou menos, testemun...')
 
 
(Uma edição intermediária de um usuário não apresentada)
Linha 1: Linha 1:
Lázaro Fernandes Borges <!-- Lazaro Fernandez Borgez -->, sargento aprovado e morador nesta cidade, de idade que disse ser de trinta e sete anos pouco mais ou menos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs sua mão direita e prometeu dizer verdade.
+
{{Mura
 +
|data=1738
 +
|transcricao=[[Manoel Rendeiro]]
 +
|indice_deste=[[Autos da devassa contra os índios Mura]]
 +
|texto=Lázaro Fernandes Borges <!-- Lazaro Fernandez Borgez -->, [[sargento aprovado]] e morador nesta cidade, de idade que disse ser de trinta e sete anos pouco mais ou menos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs sua mão direita e prometeu dizer verdade.
  
E perguntado a ele, testemunha, pelo conteúdo na portaria e certidão do Reverendo Padre Provincial da Companhia, disse que sabe pelo ouvir dizer que o gentio da madeira fazem bastantes mortes. E este ano mataram três negros da canoa de Mortigura, impedindo a colheita do cacau. E mais não disse. E assinou com ele, o Doutor Ouvidor Geral, e eu, José Alves Ferreira <!-- Jozeph Alvez Ferreyra -->, o escrevi.
+
E perguntado a ele, testemunha, pelo conteúdo na portaria e certidão do Reverendo Padre [[Provincial da Companhia]], disse que sabe pelo ouvir dizer que o gentio da madeira fazem bastantes mortes. E este ano mataram três negros da [[canoa de Mortigura]], impedindo a colheita do cacau. E mais não disse. E assinou com ele, o Doutor [[Ouvidor Geral]], e eu, José Alves Ferreira <!-- Jozeph Alvez Ferreyra -->, o escrevi.
 +
}}

Edição atual tal como 15h49min de 27 de novembro de 2014

Autos da Devassa contra os Índios Mura


Lázaro Fernandes Borges , sargento aprovado e morador nesta cidade, de idade que disse ser de trinta e sete anos pouco mais ou menos, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em que pôs sua mão direita e prometeu dizer verdade.

E perguntado a ele, testemunha, pelo conteúdo na portaria e certidão do Reverendo Padre Provincial da Companhia, disse que sabe pelo ouvir dizer que o gentio da madeira fazem bastantes mortes. E este ano mataram três negros da canoa de Mortigura, impedindo a colheita do cacau. E mais não disse. E assinou com ele, o Doutor Ouvidor Geral, e eu, José Alves Ferreira , o escrevi.



Ficha técnica da Fonte
Data: 1738.
Referência: INFORMAR REFERÊNCIA.
Acervo: INFORMAR ACERVO.
Transcrição: Manoel Rendeiro.
link principal no BiblioAtlas: Autos da devassa contra os índios Mura