Linha 1: | Linha 1: | ||
− | + | {{Verbete | |
− | + | |nome=nomedoautor | |
+ | |sobrenome=sobrenomedoautor | ||
+ | |verbete= | ||
Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães, procedente do Rio Grande do Norte, instalou-se na [[Fazenda Caiçara]]. Tempos depois ele e sua mulher davam braças quadradas de terras a matriz de Nossa Senhora da Conceição <ref>IBGE – Cidades</ref>. Em obediência a Carta Régia de 22 de julho de 1766, expedida ao governador de [[Pernambuco]] – [[Manuel da Cunha Menezes]], ordenou este ouvidor geral e corregedor da [[comarca do Ceará]], erigisse em vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral <ref>O nome que é designado a Vila no Mapa Ceará 1800 de [[Gregório Amaral]] é [[Vila de Caracú]]</ref>, a povoação de Caiçara, o que foi solenemente feito a 5 de julho de 1773, com o levantamento do pelourinho <ref>GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 3ª Ed. (revista), 1971, págs. 125 e 126; GIRÃO, Raimundo. MARTINS FILHO, Antônio. O ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1ª Ed, 1939, pág. 139 </ref>. | Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães, procedente do Rio Grande do Norte, instalou-se na [[Fazenda Caiçara]]. Tempos depois ele e sua mulher davam braças quadradas de terras a matriz de Nossa Senhora da Conceição <ref>IBGE – Cidades</ref>. Em obediência a Carta Régia de 22 de julho de 1766, expedida ao governador de [[Pernambuco]] – [[Manuel da Cunha Menezes]], ordenou este ouvidor geral e corregedor da [[comarca do Ceará]], erigisse em vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral <ref>O nome que é designado a Vila no Mapa Ceará 1800 de [[Gregório Amaral]] é [[Vila de Caracú]]</ref>, a povoação de Caiçara, o que foi solenemente feito a 5 de julho de 1773, com o levantamento do pelourinho <ref>GIRÃO, Raimundo. Pequena História do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 3ª Ed. (revista), 1971, págs. 125 e 126; GIRÃO, Raimundo. MARTINS FILHO, Antônio. O ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1ª Ed, 1939, pág. 139 </ref>. | ||
− | + | }} | |
− | + | ||
− | + | ||
por nomedoautor sobrenomedoautor |
Por volta de 1728, Antônio Rodrigues Magalhães, procedente do Rio Grande do Norte, instalou-se na Fazenda Caiçara. Tempos depois ele e sua mulher davam braças quadradas de terras a matriz de Nossa Senhora da Conceição [1]. Em obediência a Carta Régia de 22 de julho de 1766, expedida ao governador de Pernambuco – Manuel da Cunha Menezes, ordenou este ouvidor geral e corregedor da comarca do Ceará, erigisse em vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral [2], a povoação de Caiçara, o que foi solenemente feito a 5 de julho de 1773, com o levantamento do pelourinho [3].
Citação deste verbete |
Autor do verbete: nomedoautor sobrenomedoautor |
Como citar: SOBRENOMEDOAUTOR, nomedoautor. "Vila Distinta e Real de Sobral". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Vila_Distinta_e_Real_de_Sobral. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025.
|
Informar erro nesta página |