m (Substituindo texto 'Coleção Levy Pereira' por 'Coleção Levy Pereira') |
Levypereira (disc | contribs) |
||
Linha 3: | Linha 3: | ||
− | Aratícûĩ | + | '''Aratícûĩ''' |
Linha 10: | Linha 10: | ||
− | + | '''Mapa:''' [[PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma]] | |
− | '''Mapa:''' [[PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ | + | |
− | + | ||
'''Capitania:''' CIRÎÎĬ | '''Capitania:''' CIRÎÎĬ | ||
− | Rio afluente m.d. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' ( | + | Rio afluente m.d. do '[[Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco]]' (Rio São Francisco), a montante da '[[Ĩ. d'Anta]]' (Ilha de São Pedro). |
− | + | ||
'''Nomes históricos:''' Aratĩcûĩ, Araticum. | '''Nomes históricos:''' Aratĩcûĩ, Araticum. | ||
− | |||
'''Nome atual:''' Rio Mocambo. | '''Nome atual:''' Rio Mocambo. | ||
− | Próximo à sua foz, a jusante e na m.d. do | + | Próximo à sua foz, a jusante e na m.d. do Rio São Francisco, está mapeada a Fazendo Araticum - vide mapa [[IBGE]] Geocódigo 2706406 Pão de Açucar-AL. |
====Citações==== | ====Citações==== | ||
− | ► | + | ►[[(Câmara Cascudo, 1956)]], pg. 141: |
"Marcgrave indica, a seguir, um riozinho, o Araticuí, Araticum atual, acima do Mocambo, a ilha da Anta e, entre o S. Francisco e o rio das Porteiras, outro vestígio tapuia, Tapuyer ongluck. Diante da barra do Porteiras há uma Ilha do Ouro que representa trezentos anos de não modificado batismo. ". | "Marcgrave indica, a seguir, um riozinho, o Araticuí, Araticum atual, acima do Mocambo, a ilha da Anta e, entre o S. Francisco e o rio das Porteiras, outro vestígio tapuia, Tapuyer ongluck. Diante da barra do Porteiras há uma Ilha do Ouro que representa trezentos anos de não modificado batismo. ". |
Aratícûĩ
Natureza: rio
Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma
Capitania: CIRÎÎĬ
Rio afluente m.d. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a montante da 'Ĩ. d'Anta' (Ilha de São Pedro).
Nomes históricos: Aratĩcûĩ, Araticum.
Nome atual: Rio Mocambo.
Próximo à sua foz, a jusante e na m.d. do Rio São Francisco, está mapeada a Fazendo Araticum - vide mapa IBGE Geocódigo 2706406 Pão de Açucar-AL.
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 141:
"Marcgrave indica, a seguir, um riozinho, o Araticuí, Araticum atual, acima do Mocambo, a ilha da Anta e, entre o S. Francisco e o rio das Porteiras, outro vestígio tapuia, Tapuyer ongluck. Diante da barra do Porteiras há uma Ilha do Ouro que representa trezentos anos de não modificado batismo. ".
Nota:
Interpretei o 'Aratĩcûĩ' como o Rio Mocambo, por ser ele de relativo grande porte e por não ter localizado o Riacho Araticum nas vizinhanças.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Aratícûĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Arat%C3%ADc%C3%BB%C4%A9. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |