Ações

Apendix - Do modo de tirar as figuras das praças, edifícios, ou de outros qualquer objetos em planta para o borrador, ou em perspectiva

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com ' DO MODO DE TIRAR AS ''Figuras das praças, edifícios, ou de outros qualquer objetos em planta para o borrador, ou em perspectiva''. Varias vezes temos advertido no trata...')

Edição de 15h03min de 12 de março de 2013

DO MODO DE TIRAR AS

Figuras das praças, edifícios, ou de outros qualquer objetos em planta para o borrador, ou em perspectiva.

Varias vezes temos advertido no tratado antecedente, que para se haverem de medir as partes de uma Fortificação, edifício, ou terreno, é necessário primeiro fazer uma figura de algum modo semelhante aquela, de que sequer tirar as plantas e a pratica é ir examinando os lados da Praça, se é de cinco, seis lados, etc., e ir fazendo no borrador uma figura de outros tantos lados sem medida, nem dos lados, nem dos ângulos: porque tudo se faz por estimação, como [182] ... também sendo por exemplo um terreno alagadiço, se vai considerando a figura, que faz no terreno, se é quadrada, oblonga, ou circular: e no borrador se vai fazendo uma figura semelhante com seus bojos, e côncavos, que representão a figura do terreno, e assim de qualquer outro objeto.

Estas figuras no borrador servem para se irem notando as medidas dos ângulos, e lados em seus próprios lugares; o que livra de confusão, por se irem pondo as ditas medidas por ordem.

A maior parte dos Engenheiros costumam fazer estas figuras com lápis, porque assim se fazem mais promptamente[SIC], do que com pena e tinta; porém é necessário advertir, que não se transferindo logo, ou não se signalando com tinta, sucede desvanecer-se o risco do lápis [183] ... somente de roçar um papel por outro, e é necessário repetir outra o trabalho, ou talvez equivocar-se, lendo um numero por outro daqueles que denotam os graus dos ângulos. Também se deve advertir que notando ( como é costume) com caracteres do algarismo o numero de braças, pés, etc., dos lados, se se não escrevem por ordem, se podem depois ler com equivocação em alguns caracteres, que postos e um modo valem mais, ou menos do que postos de outro: por exemplo, este numero 91. virando o papel se le 16. e assim é necessário, que no borrador se escrevam os números todos de modo, que se façam sempre uma mesma cabeceira, ou base no papel, para tirar toda a equivocação, e para melhor distinguir os números dos lados [184] ... dos números dos ângulos, os que notarem os lados, se podem escrever sobre as mesmas linhas, que os formam.

Muitas vezes é necessário além das plantas, e perfis tomar algumas coisas em pespectivas para dar uma ideia mais claro aqueles, que não sabem julgar das obras pelas plantas; e também para figurar alguns terrenos importantes, como são os que há a roda das Praças: nos dois problemas seguintes compreenderemos a prática da perspectiva necessária aos Engenheiros.