(Criou página com '{{Verbete |nome=André Soares |sobrenome=ANZOLIN |verbete=A aldeia de São Paulo foi a primeira a ser fundada pelo governador geral Mem de Sá. <ref> LEITE, Serafim. História...') |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Verbete | {{Verbete | ||
|nome=André Soares | |nome=André Soares | ||
− | |sobrenome= | + | |sobrenome=Anzolin |
|verbete=A aldeia de São Paulo foi a primeira a ser fundada pelo governador geral Mem de Sá. <ref> LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II, p.51.</ref>. Inaugurada em 29 de junho de 1558, esta povoação localizava-se a uma légua da cidade de Salvador (hoje é Brotas). Em 1561, São Paulo possuía aproximadamente 2 mil índios. Depois de uma grande epidemia de varíola ocorrida no ano de 1563, Mem de Sá determinou que os moradores fossem deslocados para outras aldeias mais distantes da cidade de Salvador. A povoação durou até meados de 1564. | |verbete=A aldeia de São Paulo foi a primeira a ser fundada pelo governador geral Mem de Sá. <ref> LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II, p.51.</ref>. Inaugurada em 29 de junho de 1558, esta povoação localizava-se a uma légua da cidade de Salvador (hoje é Brotas). Em 1561, São Paulo possuía aproximadamente 2 mil índios. Depois de uma grande epidemia de varíola ocorrida no ano de 1563, Mem de Sá determinou que os moradores fossem deslocados para outras aldeias mais distantes da cidade de Salvador. A povoação durou até meados de 1564. | ||
}} | }} |
por André Soares Anzolin |
A aldeia de São Paulo foi a primeira a ser fundada pelo governador geral Mem de Sá. [1]. Inaugurada em 29 de junho de 1558, esta povoação localizava-se a uma légua da cidade de Salvador (hoje é Brotas). Em 1561, São Paulo possuía aproximadamente 2 mil índios. Depois de uma grande epidemia de varíola ocorrida no ano de 1563, Mem de Sá determinou que os moradores fossem deslocados para outras aldeias mais distantes da cidade de Salvador. A povoação durou até meados de 1564.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: André Soares Anzolin |
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Aldeia de São Paulo". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Aldeia_de_S%C3%A3o_Paulo. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025.
|
Informar erro nesta página |