Arapapuçĩ
Natureza: riacho
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE
Capitania: RIO GRANDE
Riacho afluente m.d. do 'Nhumdiai' (Rio Jundiaí).
Nome atual: Rio dos Guarapes.
Nomes históricos: Arapapuci, Vrapapao, Urapapao, Arapapuhu.
termo de origem tupi - possivelmente associado a acarapuçu, nome de um peixe fluvial descrito por (Margrave, 1648), pg. 145.
►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE, plotado como rio, 'Rº. Vrapapao', afluente m.d. do 'Rº. ∂a MarԐԐs' (topônimo de dificil leitura na imagem que dispomos).
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 248:
"Arapapuçi é o mesmo Arapapuhu, citado no "Auto de Repartição das Terras" (data nº 2).".
►(Câmara Cascudo, 1968), pg. 90:
"GUARAPES: — Lugar em Macaíba, povoação à margem do Potengi. Em 1706 era sítio pertencente ao Ordinando Antônio Álvarez de Souza, de guará-pe, o caminho dos guarás.".
Nota:
No BQPPB, da forma como os topônimos 'Arapapuçĩ' e 'Iguaraguri' estão escritos, não é possivel distinguir qual é o tributário ou o riacho principal. Assumimos que o 'Iguaraguri' seria o tributário baseados no fato de que no mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 o 'Vrapapao' desagua no Rio Jundiaí, portanto o 'Arapapuçĩ' deve ser, do ponto de vista histórico, o rio principal.
Em termos de extensão, o 'Iguaraguri' é mais longo do que o 'Arapapuçĩ'.'
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Arapapuçĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Arapapu%C3%A7%C4%A9. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |