Conjunto de três lagoas interligadas e sem nome no BQPPB, entre o 'Mariguijĩ' (Rio Maragogi) e o 'Iuparatĩba'(Rio Salgado - Rio Japaratuba).
Natureza: lagoas (alagadiços), sem nome no BQPPB.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.
Capitania: PARANAMBVCA.
Nome histórico: Paul.
Nome atual: ...
O mapa IBGE Geocódigo 2704502 MARAGOJI-AL as mostra como depósito de vinhoto (resíduo industrial de usina de açúcar). O levantamento desse mapa é de 1968, e atualmente não está mais sendo utilizadas como tal - o vinhoto está sendo utilizado para fertilizar canaviais).
►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, não plotadas como lagoas. Plotados três símbolos (pequenos círculos) entre o 'Inparatiba' e o 'Mariguiji' (Rio Maragogi).
►(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 200, registra que os caminhos:
- do 'Rio Mariguise (Maragugi)', até o 'Paul', ou alagadiço, percorre-se em 3/4 h;
- do 'Paul', ou alagadiço, até o 'Rio Itinga', percorre-se em 1 h de viagem.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Paul (lagoas (alagadiços))". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Paul_(lagoas_(alagadi%C3%A7os)). Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |