Ações

Pottebackers berg (monte)

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 14h02min de 8 de janeiro de 2015 por Levypereira (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Coleção Levy Pereira


Pottebackers berg

Monte na m.e. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), ao norte de 'Mauritius' (Forte Mauricio), com várias casas.


Natureza: monte.


Mapas:

PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS;

PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Pottebackers berg; Monte dos Oleiros.


Nome atual: ...

Monte situado na área urbana de Penedo-AL.

Citações:

Teensma, B. N., traduziu:

"Pottebackers berg = Pottenbakkersberg, Monte dos Oleiros.".

(Barléu, 1647):

@ prancha #16 'CASTRUM MAURITJ.', mapa do entorno, com a planta do forte, 'Castrum Mauritj', e do 'Oppidulum Openeda' (Povoação do Penedo), plota a oeste do forte o 'Mons' (monte) com 12 casas, e as estradas, uma marginando o rio e outra em direção norte. Esse 'Mons' presumivelmente é o 'Pottebackers berg', pois o outro 'Mons' situado ao norte do forte, tem apenas uma casa e um barracão comprido, possivelmente uma caserna ou armazem.


Nota:

As casas desenhadas no BQPPB, elementos utilizados para a identificação do 'Pottebackers berg', não foram interpretadas, neste trabalho, como sendo as do morro onde situava-se o forte. Há, na prancha # 16, casas desenhadas na 'Oppidulum Openeda', situadas na margem do rio e entre este e o forte, praticamente nele encostadas, e, por essa razão, conclui-se que estas não são as desenhadas no BQPPB, onde as casas estão plotadas à margem do caminho que vai em direção norte e ao norte (atrás, em relação ao rio) do forte.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pottebackers berg (monte)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Pottebackers_berg_(monte). Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página