Capitania de Rio Grande
Natureza: Capitania
Mapa: MARITIMA BRASILIÆ UNIVERSÆ
Capitania: Rio Grande
A Capitania do Rio Grande constituiu o segundo lote de capitanias hereditárias doado por Dom João III de Portugal em 1531 e em 1570 reverteu à posse da Coroa.
A Capitania do Rio Grande, com cem léguas, foi doada a João de Barros, feitor das Casas de Mina e da Índia, a qual foi aglutinada com cinqüenta léguas doadas a Aires da Cunha e setenta e cinco léguas doadas a Fernão Álvares de Andrade, perfazendo um total de duzentos e vinte e cinco léguas de terras, cujos limites não são muito claros, em função do desaparecimento da Carta de Doação (CASCUDO, 1984)..
No mapa PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE, de Margrave, a divisa ao sul está no litoral na altura das Vpabuna (lagoas) (entre o rio Camaratuba e o rio Guajú).
No litoral norte este limite não está desenhado e assume-se, baseado em outras fontes, que estaria na foz do rio Jaguaribe.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Capitania de Rio Grande". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Capitania_de_Rio_Grande. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |