Engenho de roda d'água com igreja, na m.d. do 'Arataáyí' (Riacho São Paulo).
Natureza: Engenho de roda d'água com igreja.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ]].
Capitania: PARANAMBVCA.
Nomes históricos: Engenho Aratangi (Arratangill; Arataáyí; Arataayi; Aratangil); Engenho Nossa Senhora da Escada.
Jurisdição: Distrito de Serinhaem.
Nome atual: Engenho Aratangi - vide mapa IBGE Geocódigo 2614204 Sirinhaem-PE.
►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) - plotado como engenho, 'Ԑ: Arratangill', na m.e. do 'Rº. Arratangill' (atual Rio Diamante).
►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Arataayi', na m.e. do 'Aratayi' (Riacho São Paulo).
►(Schott, 1636), pg. 65:
"Engenho Aratangil, pertencente a Miguel Fernandes de Sã, que está sob nosso passaporte; situado uma milha ao sul do referido engenho Sibiró de Baixo, tem cerca de uma milha de terra, mói com água e pode anualmente produzir 4.000 a 5.000 arrobas de açúcar e paga de recognição 80 arrobas de açúcar branco encaixado. No dito engenho foram ainda encontradas para a Companhia, entre as caixas que pertenciam aos habitantes que estão sob passaporte, 5 caixas de açúcar, sendo 4 mascavado e 1 de branco, as quais com a marca da Companhia foram mandadas para Sirinhaém. ".
►(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg.81:
"2. Engenho Aratangil, sob a invocação de Nossa Senhora da Escada, pertencente a Miguel Fernandes de Sá, que também ficou; mói. ".
►(Dussen, 1640), pg. 143:
"13) Engenho Aratangil pertencente 'a Miguel Fernando de Sá, é engenho d'água e mói. São lavradores: (não indica).
Nota: Este mesmo engenho, colocado na jurisdição de Ipojuca, também está relacionado neste RELATÓRIO como engenho de número 89 da Jurisdição de Serinhaém, pg. 158.
►(Relação dos Engenhos, 1655), pg. 240, pensões pagas à Capitania de Pernambuco:
"Engenhos da freguesia de Ipojuca
...
- E o engenho de Aratangil, de Miguel Fernandes de Sá, oitenta arrobas de branco encaixado e posto no passo.".
@ pg. 123, Os engenhos de açúcar do Brasil Holandês, I - Capitania de Pernambuco, Ipojuca:
«13) ARATANGIL. Invocação Nossa Senhora da Escada. Sito à margem direita do Sibiró. Engenho d'água. Pagava de pensão oitenta arrobas de açúcar branco encaixado. Fundou-o Miguel Fernandes de Távora, já falecido em 1593. Sua viúva, Margarida Álvares de Castro, o possuía em 1609 e em 1623, quando produzia 2365 arrobas. Em 1630, pertencia ao filho do casal, Miguel Fernandes de Sá, que permaneceu sob o domínio holandês. Possuía "cerca de uma milha de terra [...] e pode anualmente produzir 4 mil a 5 mil arrobas de açúcar". Dussen o menciona duas vezes, em Ipojuca (n. 13) e em Sirinhaém (n. 89). Moía em 1637 e 1639. Fazia-o em 1655. Em 1645, Miguel Fernandes de Sá devia 15090 florins à WIC; e em 1663, 39090 florins.(85)».
@ pg. 184, Notas:
«(85) DP, p. 339; FHBH, I, pp. 65, 81, 158, 240; RCCB, pp. 34, 154; DN, 3.X.1640; "Generale staet", ARA, OWIC, n. 62.».
NOTA:
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Arataáyí (engenho)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Arata%C3%A1y%C3%AD_(engenho). Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |