por Manoel Rendeiro |
A Vila de Faro tem sua constituição iniciada a partir da instalação e ofício dos padres capuchos da Piedade ou de São José na região.[1] Inicialmente foi Aldeia Jamundá de São João Batista, nome recíproco aos índios aldeados, a criação da missão deve ser considerada após 1693 devido ser nesse ano a chegada dos capuchos no Grão-Pará.[2] Precisamente se desconhece a data da criação da Freguesia da localidade.
A missão de Jamundá pode ter sido elevada à categoria de Vila em 21 de dezembro de 1758, mudando o nome para Faro[3], porém há outra versão que atribui tal acontecimento a data de 21 de dezembro de 1768 junta a instalação do pelourinho na localidade.[4]
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Manoel Rendeiro |
Como citar: RENDEIRO, Manoel. "Faro". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Faro. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025.
|
Informar erro nesta página |