Mondaĩ
sem nome
Natureza: aldeia de índios
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS
Capitania: PARANAMBVCA
Aldeia de índios, sem nome no BQPPB, na m.e. do 'Mondaĩ' (Rio Mundaú).
Nomes históricos: Aldeia Mondai (Mundaú).
Nome atual: não é mais aldeia de índios (brasilianos).
Possivelmente situava-se na área urbana da cidade de Satuba-AL.
►(Bullestrat, 1642), pg. 179:
"À tarde cheguei ao engenho do Sr. Cloet e aí pernoitei depois de ter ido a pé até à aldeia dos brasilianos, que se situa em um monte (a menos de meia hora de marcha do engenho); é necessário, porém, passar por dois rios, antes de lá chegar. Verifiquei que os brasilianos são em número de 25 homens, não contando as mulheres e os meninos, conforme lista que examinei; alguns deles, com lote de animais, viajaram para o Recife com Belquior Álvares. Os soldados que se acham neste engenho comprovei estarem conforme a lista organizada nas Alagoas.
Soube pelo feitor do engenho e pelo capitão dos brasilianos que nas campinas dali, 3 a 4 cavalos e diversas cabeças de gado ainda existem em liberdade e que tinham pertencido a diversas pessoas emigradas; pediram-me autorização para capturá-los à sua custa, .pagando por cada um deles quatro peças, moeda espanhola. Prometi fazer menção deste pedido (63). ".
►(Gonsalves de Mello, 1985), pg. 196:
"(63) Deve entender-se a "peça" como o real-de-ocho ou pieza de ocho reales, famosa moeda espanhola de prata, de ampla circulação mundial no século XVII. Equivalia a cerca de 2 florins e meio. Propunham-se a pagar, pois, 10 florins por animal capturado. ".
►(Walbeek, J.; Moucheron, H., 1643), pg. 130:
"À vista do engenho dos de Cloeten fica a aldeia Mondaí, que se compõe de dez ou doze famílias de brasilianos e foi transferida para aí de Santo Amaro, junto ao rio Paraíba. Convindo muito que, para tranqüilidade e segurança dos moradores das Alagoas contra os negros dos Palmares, Santo Amaro fosse de novo habitado pelos índios (pois Santo Amaro fica justamente na passagem); tiveram eles ordem de retirar-se de Mondaí e estabelecer ali a sua aldeia; mas, por causa da sua fraqueza, não ousam residir em Santo Amaro, salvo se se mantiver ali constantemente uma força de trinta ou quarenta soldados.".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira Como citar: PEREIRA, Levy . "Mondaĩ (aldeia de índios)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Monda%C4%A9_(aldeia_de_%C3%ADndios). Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025.
|