Macuçaguĩ
Natureza: riacho
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE
Capitania: RIO GRANDE
Riacho afluente m.e. do 'Aireré'.
Nome atual: Rio Pituaçu (alto curso).
Nomes históricos: Macuçaguĩ (Macuçagui, Macacu, Macuco).
termo de origem tupi, combinação de mucuçagua, uma ave, e ĩ, rio.
O mucuçagua está descrito em:
►(Margrave, 1648) pg. 213, "Espécie de galinha selvagem ...", onde está com a redação Macucagua e Mucucagua.(sic).
►(Cardim, 1625):
@ pg. 55: "Macucaguá. - Esta ave he maior que nenhuma gallinha de Portuga; parece-se com faijão, ...".
@ pg. 121, Nota de Rodolpho Garcia:
"MACUCAGUÁ, macagná, da família dos Falconideos (Herpetotheres cachinnans, Linn.) Em G. Soares, macucagoá e Macuagoá; em Gandavo, com a primeira forma. - De má por ybá fructo, cugiguar por curihar, que traga, tragador, comedor; comedor de fructos; ou ainda, e preferivel, por accorde com o nome generico e com o instincto da ave, de mboi-acá-har, aquelle que briga com cobras, Baptista Caetano.".
Nota: O Sr. R. Garcia descreve um falconídeo, Margrave e Cardim tratam de uma ave conhecida como macuco, Tinamus solitarius (Vieillot 1819), conforme "COMENTÁRIOS DA PARTE ORNITOLÓGICA por Olivério Mario de Oliveira Pinto" em ((Margrave, 1648)), nota 601, pg. LXXV.
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 238:
"Esse Airiré tem um afluente, o Macucagui (Macacu) que é verdadeiramente afluente do rio Piquiri. No mapa, entre o Macucagui e o Areré há quatro currais.".
►(Câmara Cascudo, 1968), pg. 99:
"MACACAÚ: — Lugar em Canguaretama. De macacu-u, onde o macuco se alimenta, come; espécie de nambu, Trachypelmus brasiliensis. Não há alusão aos macacos e sim aos macucos, aves tinâmidas. Foi nome imposto porque na avifauna norte-rio-grandense não há macucos. MACUCAÚ.".
Nota: essa observação de que atualmente no Rio Grande não há macucos é extendida pelo Sr.Oliveira Pinto (na Nota acima citada) ao Nordeste, todavia, fica o registro de Margrave, que conheceu a região ainda virgem.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Macuçaguĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Macu%C3%A7agu%C4%A9. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |