Ações

PROBLEMA I - Medir sem instrumento a distancia entre os dois ângulos flanqueados de uma Praça inimiga, ou qualquer outra distancia inacessível

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 16h05min de 12 de março de 2013 por Tiagogil (disc | contribs)

Medir sem instrumento a distancia entre os dois ângulos flanqueados de uma Praça inimiga, ou qualquer outra distancia inacessível.

Escolha-se fora da Praça algum lugar plano, e tenham-se preparado uns poucos de pauzinhos, ou raminhos de árvore, e se meça no plano uma distancia quanto mais comprida melhor como 100. ou 200. [152] ... passos, e de algum modo paralela a Praça: nos extremos desta distancia se ponham dois raminhos em Z, e Y: ao ponto Z se lance um raio visual ao ângulo flanqueado direito, pondo um raminho no alinhamento, como em A,( Figura vigésima terceira, estampa sexta)
Figura Vigésima Terceira
e do mesmo ponto se lance outro raio visual ao flanqueado esquerdo, pondo outro raminho no seu alinhamento, como em B, e passando ao outro extremo Y, se lançarão outros dois raios visuais para cada ângulo flanqueado, pondo nos alinhamentos outros dois raminhos, como em C, e em D.

Isto feito, se medirão todos os lados dos triângulos A, B, C, D, que tem todos a mesma base Z Y, que é a distancia medida.

Para transferir esta operação ao papel se estabelecerá nele a base e com [153] ... a medida dos lados se formarão os quatro triângulos; e produzindo os lados ZA, e YC, concorrem no ponto E, e o lado ZB, e o lado YD concorrerão em F, e tomando a distancia EF no petipé, as partes iguais, que compreender, mostrarão o seu comprimento. Da mesma sorte se poderá saber a distancia do lugar, em que se fez a operação, a qualquer dos ângulos flanqueados, bem se vê que esta operação é pouco exata, e só se pratica por necessidade.