A régua é um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta ou medir distâncias. A régua é composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e, geralmente, contém uma escala. No caso da régua utilizada para a produção de mapas históricos, sua utilidade era para medir distâncias em campo, ou seja, tratava-se de uma régua para medir grandes distâncias. Bluteau [1] define a régua como: Instrumento de pau ou outra matéria, chato, comprido, direito, estreito e liso, o qual a carpinteiros, pedreiros serve de tirar linhas direitas.
Ainda, remontando a importância da régua no trabalho de campo para a produção de mapas em séculos passados, Fortes [2] afirma que:
Também deve levar consigo uma régua de duas braças, ou vinte palmos, grossa a proporção do comprimento, e que se possa dobrar em quatro partes (para ficar mais portátil) por meio de umas machas-femeas desencontradas, e suas aldravinhas; para que fique tão firme quando se abrir, como se fosse inteiriça.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Leon Azevedo |
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Régua". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=R%C3%A9gua. Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |
<ref>
, mas nenhuma marca <references/>
foi encontrada