Canal na m.d. e na foz do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco).
Natureza: braço de rio.
Mapa:
PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS;
PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.
Capitania: CIRÎÎĬ.
Nome histórico: Parauna.
Nome atual: Rio Parauna.
►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, plotado, assinalada com a letra V, 'V - Lagoa parauna de grande pescaria', na m.d. do 'RIO DE SÃO FRANCISCO', desenhanda como uma grande lagoa ligada ao rio por um canal de desague (apenas uma entrada/saída no rio).
►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotado com o símbolo de igreja, 'Casjuypy', na m.d. do 'Rº. St. ƒrancisco' (Rio São Francisco).
►(Guaraná, 1916), pg. 316:
"PARAÚNA — Riacho afluente do S. Francisco. Pará — rio; una — negro, escuro. Nome indígena da ilha do Brejo Grande.".
Notas:
O estuário (delta) do Rio São Francisco é muito dinâmico, estando em constante mutação.
No BQPPB o 'Parauna' está desenhado como um canal relativamente largo do Rio São Francisco, todavia, atualmente a ligação a montante é constituída de vários canais estreitos - vide mapa IBGE Geocódigo 2800704 Brejo Grande-AL.
Já o mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO plota uma situação bastante diferente dos mapas neerlandeses - há uma grande lagoa ligada ao rio por um canal.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Parauna (braço de rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Parauna_(bra%C3%A7o_de_rio). Data de acesso: 24 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |