Rio sem nome no BQPPB, afluente m.d. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape).
Natureza: rio.
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.
Capitania: PARAIBA.
Nome histórico: Itapororoca.
Nome atual: Rio Itapororoca.
►(Herckmans, 1639) RIAGP, pg. 264:
"Rio Mamanguape acima, duas léguas ao sudoeste e este e ao oés-sudoeste da boca do Pirpirituba há uma outra lagoa chamada Sarapoi, que se pode rodear em uma pequena hora. Fica a um quarto de légua do grande rio, e aí se acham os currais de Rafael Carvalho, da Lagoa Sarapoi até o paul, onde o rio Itapororoca toma origem.
Para o ocidente, a uma grande meia légua daí começa o mencionado rio Itapororoca, que corre primeiramente ao noroeste depois ao ocidente, ao sudoeste e por ú1timo ao sul e sudeste, com a extensão (compreendidas todas as suas curvas) de quatro a cinco léguas, isto é donde começa até onde acaba no Mamanguape.
Ao noroeste, três léguas e meias da boca do rio Itapororoca, fica uma lagoa chamada Popiri (Pipiri) que só pode rodear em uma hora; leva a. sua margem meridional até junto do mencionado rio.
Do Itapororoca meia légua ao oés-sudoeste pelo Mamanguape acima , sai na margem setentrional o rio Quandu. ".
NOTAS:
►(Sampaio, 1904), pg. 35:
"ITAPOROROCA — Corrupção de Itá-pororoca, pedra estrondeante, ou o estrondo da pedra. Confunde-se com Caápo-roroca que se traduz: pau que estala.".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itapororoca (rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Itapororoca_(rio). Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |