'Coqueros' no MBU.
Região na m.e. e próxima à foz do 'Çirijĩ (CIRÎÎĬ)' (Rio Sergipe).
Natureza: região.
Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.
Capitania: CIRÎÎĬ.
Nomes históricos: Os coqueiros; Coqueros; CoquԐros; Ԑ: qoqúeres.
Nome atual: área urbana da cidade de Barra dos Coqueiros-SE.
►Mapa BA (IAHGP-Vingboons, 1640) #36 CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS SANCTOS, plotado, 'CoquԐros.', na m.e. e próximo à foz do 'R S' e 'R Sergippe'.
►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotado, 'Ԑ: qoqúeres:', na m.e. e próximo à foz do 'Rº Sergipo'.
@pg. 145:
"Antes do rio dos Ciris, riscando a projeção da ponta, há um nome: — Apacuypomonga, Pomonga, de hoje. Subindo o rio histórico, uma palavra em português: — Os coqueiros.".
@ pg. 146:
"O Pomonga, no que sabemos, é um canal que liga os rios Cotinguiba e Japaratuba. Forma a grande ilha dos Coqueiros. Em Barléu não se deduz a ilha dos Coqueiros, e sim, como destacada da margem esquerda, uma facha de terra, banhada pelo Ciriji, com a legenda em português: — "Os Coqueiros".".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Os coqueiros (região)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Os_coqueiros_(regi%C3%A3o). Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |