por Mariana Barcelos |
Vila de São Bento do Tamanduá (1789-1808) Criada em 1789, a Vila de São Bento do Tamanduá permaneceu até o final do período colonial com a mesma configuração territorial. No final do século XVII, o sertanista Feliciano Cardoso de Camargo resolveu avançar no sertão do arraial de Itatiaiuçu com o objetivo de encontrar novas fontes de riquezas minerais. O paulista encontrou um córrego e um ribeiro, ricos em metais preciosos, a 5 léguas de distância de Itatiaiuçu. O sertanista nominou o córrego de Rosário e o ribeiro de Tamanduá. Em pouco tempo, a população, principalmente da Vila de São João Del-Rei e da Vila de São José del-Rei, migraram para a região em busca do ouro[1]. Em 1740, foi criado no local o arraial de São Bento sob a jurisdição da Câmara de São José del-Rei. No ano de 1789 o Visconde de Barbacena elevou o arraial a Vila de São Bento do Tamanduá.
Palavras-Chave: Tamanduá, Rosário, arraial de São Bento, arraial de Itatiaiuçu, Vila de São Bento do Tamanduá, Visconde de Barbacena
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Mariana Barcelos |
Como citar: BARCELOS, Mariana. "São Bento do Tamanduá". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=S%C3%A3o_Bento_do_Tamandu%C3%A1. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025.
|
Informar erro nesta página |