Ferramentas de organização de bibliografia e citações
De Cliomatica - Digital History
Dentre as ferramentas de organização de bibliografia e citações, as mais conhecidas são o Zotero, EndNote e Mendeley. Todas elas são capazes de:
- Organizar listas de referências;
- Inserir citações em diversos editores de texto, usando diferentes estilos (ABNT, Chicago, Harvard, APA, etc);
- Fazer buscas diversas;
- Baixar referências de sites diversos;
- Criar grupos de trabalho e compartilhar referências;
- Armazenar e organizar arquivos (PDF ou outros formatos) dos textos das referências;
- Ter fichamentos ou notas sobre o texto da referência.
Todos estes programas são de grande qualidade e não vamos fazer uma avaliação deles. Há diversas avaliações e comparações disponíveis online, em inglês ou mesmo em português.[1]
- ↑ Yamakawa, Eduardo Kazumi, Kubota, Flávio Issao, Beuren, Fernanda Hansch, Scalvenzi, Lisiane, & Miguel, Paulo Augusto Cauchik. (2014). Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação, 26(2), 167-176. https://dx.doi.org/10.1590/0103-37862014000200006