Métricas
4 minutos - por Israel Aquino |
Para além da elaboração das matrizes e a geração dos respectivos grafos, outra contribuição fundamental da Análise de Redes Sociais é a produção de coeficientes ou estatísticas de análise, denominadas métricas, que permitem evidenciar as características dessas redes, colocando em evidência alguns tipos de relação que se estabelecem, ou destacando a atuação de um determinado agente no grupo a partir da posição que este assume. Essas métricas cumprem papel fundamental para a análise a ser realizada, tanto quanto o recurso gráfico proporcionado pelos softwares de análise de redes.
Existem dois tipos de métricas a ser consideradas: as métricas de rede e as métricas dos nós. As métricas de rede são aquelas que indicam atributos da rede como um todo, permitindo extrair características gerais da estrutura observada, tais como sua densidade, tamanho e componentes conectados. Já as métricas dos nós são aquelas relacionadas aos agentes da rede, que vão caracterizar os nós de modo individual. Elas calculam a posição de cada nó ou agente a partir de vários aspectos, tais como sua posição, suas relações e sua importância frente aos demais participantes.
Para ilustrar melhor esta distinção, apresentamos nas duas seções a seguir algumas das principais métricas utilizadas na Análise de Redes Sociais, indicando brevemente a definição e método utilizado no cálculo de cada uma delas.
MÉTRICAS DE REDE
Densidade
Referências
Citação deste verbete |
Como citar: AQUINO, Israel. "Métricas". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: https://lhs.unb.br/cliomatica/index.php?title=M%C3%A9tricas. Data de acesso: 6 de fevereiro de 2025. |
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