Outros feminismos: o Partido Republicano Feminino de Leolinda Daltro

Antes de Bertha voltar da França em 1918 e iniciar a articulação de seu grupo feminista, a professora Leolinda Daltro era a referência dos cariocas quando o assunto eram manifestações femininas. Ora tratada com gentileza, ora tratada com escárnio pela imprensa, Leolinda polarizava opiniões.
Nesta nota, o jornal Gazeta de Notícias registra a tentativa de Leolinda, e de colaboradoras, de entregar ao Presidente da República um manifesto em favor da entrada do Brasil na guerra. Assim como tantos associavam o direito ao sufrágio à defesa da pátria, Leolinda defendia as duas causas: que as mulheres deviam votar e que podiam colaborar com o esforço de defesa. Exemplo disso era o treinamento de tiro que ela promovia às suas alunas e a quem mais o desejasse. Fazia isso há bastante tempo já, desde que sua amiga, Orsina da Fonseca, mulher do Presidente Hermes da Fonseca, a apoiara.

Solenidade de inauguração da Escola Orsina da Fonseca. [O Malho, 24/6/1911]

Em 1910, Daltro reuniu-se a dezenas de colaboradoras, a maior parte delas professoras como ela, para formar uma associação civil denominada Partido Republicano Feminino. Sete anos depois, manifestações como esta registrada pelo jornal Gazeta de Notícias mostram que Leolinda se empenhava para manter viva a causa.Clique nas imagens para ampliá-las.
Revista da Semana, 30/9/1911