Criação de sites de História

De Cliomatica - Digital History
Tempo estimado de leitura deste artigo 13 minutos - por César Kieling

Criar um site de história não tão diferente de escrever e editar (bem) um livro de história. Precisamos pensar, antes de tudo, que estamos preparando conteúdos para pessoas que se interessam, por alguma curiosidade ou motivação profissional por temas relacionados os diversos temas, problemas e objetos de estudo histórico. Entendemos que o principal assunto de um livro, está a princípio em seu título ou subtítulo de capa. De forma equivalente, um buscador como Google entende que o principal assunto de um site está no title - que é o título escolhido para ser exibido no topo da janela do navegador, que será justamente exibido como link em um resultado de uma busca por um determinado assunto da história. Em uma grande biblioteca ou livraria, passaríamos o olhar por capas e lombadas de diversos livros organizados em diversos desdobramentos possíveis - história econômica, história antiga, história da ciência, entre tantos possíveis. Se isso é feito numa biblioteca ou livraria com recursos de leitura rápida como fichas catalográficas, resumos e palavras-chave, os buscadores da Internet interpretam como sendo os assuntos mais pertinentes de um site aqueles que aparecem justamente em links e metatags. E dentre todos os livros disponíveis, mesmo quando escolhemos um livro para satisfazer nossa demanda de pesquisa nem sempre todo ele nos interessa naquele momento. Se pesquisamos sobre revolução industrial, provavelmente encontraremos a respeito dela em livros de história econômica, história contemporânea, história da Inglaterra - mas provavelmente não nos ajuda de imediato ler trechos inteiros sobre história econômica da Antiguidade até chegarmos na revolução industrial. Nisso nos ajuda, muito, livros bem estruturados em capítulos com títulos e subtítulos que permitam elaborar um bom sumário - o que num site serão os títulos das páginas, subtítulos de blocos de texto e menus que nos permitem navegar entre os principais assuntos de um site. Alguns livros ainda nos ajudam com índices de imagens, tabelas, mapas, gráficos etc. Na Internet, para encontrarmos imagens caldeiras ou teares da revolução industrial, ou ainda gráficos sobre produção e emprego, os buscadores dependem de imagens com nomes de arquivos ou com campos de descrição que reflitam o interesse de busca. Há também livros com índices remissivos, que permitem ir diretamentes às páginas tratam sobre do trem como uma inovação técnica, como um transporte em expansão ou até como este pode ser abordado como um acelerador da comunicação humana. Em um site podemos fazer isso com o recurso de tags, que nos permitem relacionar todas as páginas em que o assunto como trens é abordado e de que forma. As nuvens de tags ainda podem nos mostrar o quanto um determinado assunto é recorrente.

Por fim, tanto num livro como num site resta ao leitor percorrer as páginas que escolheu ler com mais atenção. Para ajudar o leitor e manter seu interesse, em ambos os meios uma boa formatação ajuda bastante: negritos, itálicos, caixas de destaque, subtítulos, imagens e legendas relevantes e interessantes não só ajudam a manter a atenção do leitor como ajudam os buscadores a identificar os trechos mais significativos para buscas direcionadas.

Aqui chegamos em diferencial importante: enquanto o leitor humano identifica visualmente formatações que identificam títulos e ênfases no texto, os buscadores da Internet se baseiam principalmente nos códigos de formatação HTML. Mas isso não quer dizer que vocês precisa dominar esses códigos pois há recursos que permitem construir sites e páginas de maneira mais simples para quem conhece nada ou muito pouco desses códigos ou mesmo de maneira mais rápida e eficiente para quem tiver mais experiência. Vejamos alguns exemplos:

Wordpress

Sistema de gestão de conteúdo mais utilizado atualmente. Orienta a criação de de sites e páginas com código limpo e bem estruturado, ajudando tanto na velocidade de carregamento do sites como no seu posicionamento em buscas. Disponível em versão "saia usando" no site wordpress.com ou "instale no seu site", em wordpress.org. Ideal para sites em formato blog, listando posts publicados dos mais recentes ao mais antigos. Recursos extras podem ser adicionados com plugins desenvolvidos por programadores e designers do mundo todo.

Wix

Serviço online baseado no conceito de construir sites arrastando e soltando blocos de conteúdo. Permite de início controlar mais rapidamente o aspecto visual do site. permite publicar em domínio externo. Recursos adicionais podem adquiridos por pagamento de assinatura.

Joomla

Embora atualmente muito menos usado que Wordpress, é o segundo sistema de gestão de conteúdo mais utilizado. Sua abordagem é mais voltada para criação de portais, com mais opções de controle e customização de grupos páginas para finalidades específicas, como páginas de notícias, textos assinados por colaboradores, verbetes, etc. Disponível em https://www.joomla.org

Adobe Sites

Serviço online para construir sites com abordagem de portfólio, com destaque para imagens e vídeos. Se integra com a rede de portfólios Behance, permitindo inserir conteúdos de seu autor e de grupos de trabalho dos quais participa. Também permite publicar em domínio externo.

Citação deste verbete
Como citar: KIELING, César. "Criação de sites de História". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Cria%C3%A7%C3%A3o_de_sites_de_Hist%C3%B3ria. Data de acesso: 13 de junho de 2024.

Informar erro nesta página