Grafo

De Cliomatica - Digital History
Tempo estimado de leitura deste artigo 5 minutos - por Israel Aquino


Os grafos são representações formadas pelas unidades de análise (pessoas, organizações) e pelas relações estabelecidas entre elas, que são representadas por pontos (nós) e linhas, respectivamente. Os nós da rede podem representar tanto um indivíduo quanto uma organização, categoria ou grupo. Assim, em um determinado estudo, os nós podem representar pessoas, e em outro, grupos de pessoas, dependendo do objeto de análise do pesquisador. Na maioria dos casos, todos os nós de uma rede representam uma mesma categoria (indivíduos ou grupos), formando o que chamamos de redes de um modo (One Mode Network).

As redes também são formadas por linhas (também chamadas arcos ou conexões). Essas linhas indicam algum tipo de relação social entre os diferentes nós da rede, podendo contar, ainda, com setas, que indicam o sentido das ligações estabelecidas, ou omitindo essas setas, quando tratamos de relações recíprocas. Dessa forma, pode haver dois tipos de grafos: grafos direcionados (quando utilizamos setas para mostrar a ‘direção’ das relações) ou grafos não direcionados.

Um grafo direcionado é aquele na qual as relações assumem um sentido, uma direção. A opção por um grafo direcionado ocorre quando as relações estabelecidas em uma rede não se dão entre iguais (ou não têm o mesmo peso). Um exemplo seria a representação em uma rede das relações de compadrio de uma família ou comunidade, tendo em vista as complexas normas de reciprocidade e desigualdade que atravessam estas relações. Por outro lado, uma rede também pode ser não-direcionada, ou seja, suas conexões não possuem direção ou sua direção não importa. Poderíamos citar como exemplo uma rede de acionista de uma sociedade anônima: se A é sócio de B nesta empresa, então B também será sócio de A, não importando o sentido da relação. Assim, caberá ao pesquisador o papel de conhecer os atores e relações que compõem o corpus de sua pesquisa, a fim de definir o tipo de grafo a ser utilizado.


Referências



Citação deste verbete
Como citar: AQUINO, Israel. "Grafo". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Grafo. Data de acesso: 1 de junho de 2024.






Informar erro nesta página