Portais de aprendizado

De Cliomatica - Digital History
Tempo estimado de leitura deste artigo 4 minutos - por Tiago Gil


Linguagens de programação

Página inicial de Linguagens de programação


Exemplos de uso de programação em História (casos interessantes desde os anos 1950 até agora)

Linguagens e software (algumas noções introdutórias sobre as linguagens e seus programas)

Lista de códigos (listas de códigos prontos e aproveitáveis para diversas pesquisas)

Portais de aprendizado (lista comentada de sites e ferramentas de aprendizado)

A primeira referência para essa temática é, sem dúvida, o site The Programming historian, realizado por um grupo diversificado de pesquisadores de várias partes do mundo e com versões em inglês, francês, espanhol e, recentemente, português. Ali há diversas "lições" sobre uma grande variedade de conteúdos de programação (ou simplesmente de uso de software) em história.

Contudo, quando estamos começando e queremos apenas saber como resolver um problema, talvez a melhor solução seja usar a W3Schools, que oferece excelentes explicações para cada função, comando e método. É um dos portais mais práticos para o aprendizado de programação. Eles não oferecem um método, mas se o leitor seguir na ordem de apresentação dos conteúdos, tudo será bem fácil. Este último, apesar de ser em inglês, é praticamente focado nos códigos e dispensa maiores leituras. Se você domina algumas palavras básicas de inglês, conseguirá se virar bem.

Para quem é bastante familizarido com o inglês, o site pythonHumanities oferece uma boa quantidade de cursos voltados para as humanidades. Eles também tem um canal no youtube para Python e outro para R


Referências



Citação deste verbete
Como citar: GIL, Tiago. "Portais de aprendizado". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Portais_de_aprendizado. Data de acesso: 20 de junho de 2024.






Informar erro nesta página