Mudanças entre as edições de "Creazione di siti di storia"

De Cliomatica - Digital History
(Criou página com '{{Verbete|nome=César|sobrenome=Kieling|verbete= Criar um site de história não tão diferente de escrever e editar (bem) um livro de história. Precisamos pensar, antes de...')
 
Linha 1: Linha 1:
{{Verbete|nome=César|sobrenome=Kieling|verbete=
+
{{Verbete|nome=César|sobrenome=Kieling|testo=
 +
 
 +
 
 +
Creare un sito web di storia non è un'operazione così differente da quella di scrivere e modificare (bene) un libro di storia. Dobbiamo pensare, prima di tutto, che stiamo preparando contenuti per persone che sono interessate, per qualche curiosità o motivazione professionale ai temi e ai problemi oggetto di uno studio storico.
 +
Sappiamo che l'argomento principale di un libro è annunciato nel titolo o nel sottotitolo di copertina. Allo stesso modo, un motore di ricerca come Google individua l'oggetto principale di un sito web nel '''''titolo''''' - che viene scelto per essere visualizzato nella parte superiore della finestra del browser e che comparirà come collegamento nel risultato di una ricerca su di un particolare argomento storico.
 +
In una grande biblioteca o libreria, guarderemmo alle copertine e al dorso di diversi libri organizzati secondo differenti suddivisioni: storia economica, storia antica, storia della scienza, solo per citarne alcune tra le tanti possibili. Questo viene fatto in una biblioteca o in una libreria attraverso strumenti di lettura rapida come cataloghi, abstract e parole chiave, mentre i ricercatori su Internet interpretano gli argomenti più rilevanti di un sito web come quelli che compaiono tra i '''''link''''' e i '''''metatags'''''.
 +
E tra tutti i libri disponibili, anche quando scegliamo un libro per soddisfare la nostra sete di conoscenza, non sempre siamo interessati a tutto in quel preciso momento. Se facciamo ricerche sulla rivoluzione industriale, probabilmente la troveremo sui libri di storia economica, storia contemporanea, storia dell'Inghilterra, ma probabilmente non ci aiuterà leggere immediatamente pagine e pagine sulla storia economica dall'antichità fino alla rivoluzione industriale. In questo ci aiuterà molto, poter contare su libri ben strutturati in capitoli, con titoli e sottotitoli che costituiscano un buon riassunto: quello che su un sito web saranno i '''''titoli di pagina''''', i '''''sottotitoli di blocchi di testo''''' e '''''menu''''' che ci permettono di navigare tra gli argomenti principali di un sito web.
 +
 
 +
Alcuni libri ci aiutano anche attraverso gli indici delle immagini, delle tabelle, delle mappe, dei grafici, ecc. Su Internet, per trovare immagini di caldaie o telai della rivoluzione industriale, o grafici sulla produzione e l'occupazione, i motori di ricerca dipendono dalle '''''immagini''''' con '''''nomi di file''''' o con '''''campi di descrizione''''' che rispondono alla ricerca effettuata.
  
Criar um site de história não tão diferente de escrever e editar (bem) um livro de história. Precisamos pensar, antes de tudo, que estamos preparando conteúdos para pessoas que se interessam, por alguma curiosidade ou motivação profissional por temas relacionados os diversos temas, problemas e objetos de estudo histórico.
 
Entendemos que o principal assunto de um livro, está a princípio em seu título ou subtítulo de capa. De forma equivalente, um buscador como Google entende que o principal assunto de um site está no '''''title''''' - que é o título escolhido para ser exibido no topo da janela do navegador, que será justamente exibido como link em um resultado de uma busca por um determinado assunto da história.
 
Em uma grande biblioteca ou livraria, passaríamos o olhar por capas e lombadas de diversos livros organizados em diversos desdobramentos possíveis - história econômica, história antiga, história da ciência, entre tantos possíveis. Se isso é feito numa biblioteca ou livraria com recursos de leitura rápida como fichas catalográficas, resumos e palavras-chave, os buscadores da Internet interpretam como sendo os assuntos mais pertinentes de um site aqueles que aparecem justamente em '''''links''''' e '''''metatags'''''.
 
E dentre todos os livros disponíveis, mesmo quando escolhemos um livro para satisfazer nossa demanda de pesquisa nem sempre todo ele nos interessa naquele momento. Se pesquisamos sobre revolução industrial, provavelmente encontraremos a respeito dela em livros de história econômica, história contemporânea, história da Inglaterra - mas provavelmente não nos ajuda de imediato ler trechos inteiros sobre história econômica da Antiguidade até chegarmos na revolução industrial. Nisso nos ajuda, muito, livros bem estruturados em capítulos com títulos e subtítulos que permitam elaborar um bom sumário - o que num site serão os '''''títulos das páginas''''', '''''subtítulos de blocos''''' de texto e '''''menus''''' que nos permitem navegar entre os principais assuntos de um site.
 
Alguns livros ainda nos ajudam com índices de imagens, tabelas, mapas, gráficos etc. Na Internet, para encontrarmos imagens caldeiras ou teares da revolução industrial, ou ainda gráficos sobre produção e emprego, os buscadores dependem de '''''imagens''''' com '''''nomes de arquivos''''' ou com '''''campos de descrição''''' que reflitam o interesse de busca.
 
 
Há também livros com índices remissivos, que permitem ir diretamentes às páginas tratam sobre do trem como uma inovação técnica, como um transporte em expansão ou até como este pode ser abordado como um acelerador da comunicação humana. Em um site podemos fazer isso com o recurso de '''''tags''''', que nos permitem relacionar todas as páginas em que o assunto como trens é abordado e de que forma. As '''''nuvens de tags''''' ainda podem nos mostrar o quanto um determinado assunto é recorrente.  
 
Há também livros com índices remissivos, que permitem ir diretamentes às páginas tratam sobre do trem como uma inovação técnica, como um transporte em expansão ou até como este pode ser abordado como um acelerador da comunicação humana. Em um site podemos fazer isso com o recurso de '''''tags''''', que nos permitem relacionar todas as páginas em que o assunto como trens é abordado e de que forma. As '''''nuvens de tags''''' ainda podem nos mostrar o quanto um determinado assunto é recorrente.  
  

Edição das 18h41min de 19 de março de 2021

Tempo estimado de leitura deste artigo 13 minutos - por César Kieling


{{{verbete}}}


Referências



Citação deste verbete
Como citar: KIELING, César. "Creazione di siti di storia". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Creazione_di_siti_di_storia. Data de acesso: 1 de julho de 2024.






Informar erro nesta página