Mudanças entre as edições de "Python"

De Cliomatica - Digital History
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Da mesma forma, é possível converter números em texto e texto em números, desde que estes últimos sejam convertíveis, no caso, valores numéricos.
 
Da mesma forma, é possível converter números em texto e texto em números, desde que estes últimos sejam convertíveis, no caso, valores numéricos.
  
Para isso, basta usar os comandos certos.
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Para isso, basta usar os comandos certos. Veremos isso mais adiante, mas basicamente, o comando "int()" converte texto para número: int(seuTexto); e o comando "str()" converte para texto: str(seuNumero)
  
  

Edição das 10h28min de 20 de dezembro de 2021

Tempo estimado de leitura deste artigo 27 minutos - por Tiago Gil


Linguagens de programação

Página inicial de Linguagens de programação


Exemplos de uso de programação em História (casos interessantes desde os anos 1950 até agora)

Linguagens e software (algumas noções introdutórias sobre as linguagens e seus programas)

Lista de códigos (listas de códigos prontos e aproveitáveis para diversas pesquisas)

Portais de aprendizado (lista comentada de sites e ferramentas de aprendizado)

Python é uma linguagem de programação considerada de "alto nível", o que significa que ela é fácil de aprender, pois usa comando muitos próximos da linguagem natural, no caso, do inglês. Com python, podemos fazer muitas coisas, por exemplo:

  • análises estatísticas;
  • análises de texto;
  • coleta automática de dados na internet ("raspagem" ou scraping, como se diz em inglês);
  • alteração em lote de arquivos dos mais variados tipos;
  • análise de redes sociais
  • cartografia digital
  • leitura, manipulação (ocr, rotação) e exportação de PDF, inclusive em lote.

Tudo isso apenas para citar alguns exemplos.

ANTES de continuar, um aviso importante: programar requer paciência, pois o computador é burro. Ele só entende quando explicamos as coisas muito detalhadamente e na ordem certa. Ele não é capaz de imaginar etapas intermediárias e precisaremos pensar em tudo para que ele possa processar. Uma vez feito isso, o computador e a programação podem ajudar a fazer muitas tarefas que seriam repetitivas.


Primeiros passos

Python é uma linguagem, mas também é o nome do programa - o interpretador - que processa essa linguagem. Esse funciona como um motor de um carro, enquanto a linguagem de programação seria a direção e os demais instrumentos de controle do veículo.

A primeira coisa a fazer é baixar o interpretador, que está sempre disponível neste site. Se você é usuário do windows, pode baixar esta versão diretamente. É sempre bom ter a versão mais atual, mas isso tem um pequeno limite. Veremos que muitas das coisas que o python faz dependem de "bibliotecas", que são complementos que baixamos para fazer certas coisas. Nem todas as "bibliotecas" estão adaptadas a versão mais atual e, por isso, talvez seja conveniente escolher a versão imediatamente anterior. No caso, indiquei a versão 3.9, sendo que já existe a 3.10. O leitor poderá adotar outra estratégia se julgar conveniente.

Estamos instalando o motor. Independente da versão, a instalação é sempre muito parecida.

Ao acionar o arquivo baixado no link acima, ele vai lançar um assistente de instalação. Basta seguir as instruções. Você pode instalar o python onde quiser, mas convém anotar onde foi instalado, pois isso pode ser relevante em algum momento. Há como descobrir depois, mas convém lembrar minimamente.

Duas coisas devem ser feitas durante a instalação:

  • convém marcar as opções para adicionar o python no Path. Essa pergunta estará em inglês na seguinte forma: "Add Python to PATH" ou "Add Python 3.9 to PATH". Marque essa opção;
  • convém instalar desde já o PIP, programa que vai facilitar a instalação das "bibliotecas". Basta marcar essa opção como se vê abaixo:


Py1.PNG


Py2.PNG


Uma vez feito isso, você pode procurar o python na barra de programas do windows. Vai aparecer algo assim:

Py3.PNG


Não se assuste. Já vamos enfrentar essa tela.


Faça um primeiro teste. Escreva 2*2 e pressione ENTER

Py4.PNG

O python entende o asterisco como multiplicar. Logo, 2*2 = 4

Py5.PNG

Bom, nesse momento, você já sabe quase tudo de python. Ele já está funcionando e você enfrentou as partes mais chatas. Outras virão, mas uma de cada vez. O importante é ir aprendendo a resolver o que você precisa.

Ambientes de desenvolvimento (ou IDEs)

Com esse sistema que foi instalado seria possível fazer tudo, mas seria bem difícil programar, pois seria necessário escrever toda a programação e, então, clicar em ENTER para executar, o que exigiria muita experiência. O ideal seria ter um ambiente de programação, um programa onde vamos escrevendo e testando nosso aprendizado, um editor de código. Para isso, existem os ambientes de desenvolvimento (IDEs), que são boas ferramentas e muitas delas, gratuitas, como o Pycharm e o Visual Studio Code, que ajudam bastante a programação.

Eles permitem que você vá escrevendo o código enquanto controlam erros, além de facilitar diversas etapas. Cada programa tem sua configuração e nos dois exemplos citados, pycharm e visual studio code, é preciso informar onde está o python que você baixou e instalou antes, pois os dois são editores e não intérpretes (ou motor para manter a imagem que mencionamos acima) e vão precisar dele para processar.

Vejamos uma tela do pycharm:

Py6.PNG



Lamp2.png Exemplo de software: Clique aqui para conhecer o PyCharm




Lamp2.png Exemplo de software: Clique aqui para conhecer o Visual Studio Code



Veja este código e seu resultado esperado:


texto = "o python pode ajudar na pesquisa"

print(texto)
‎

RESULTADO ESPERADO

o python pode ajudar na pesquisa
Process finished with exit code 0


E com isso já temos tudo funcionando. Resta aprender a usar, o que veremos na próxima sessão



Primeiras linhas de programação

Vamos pressupor que o leitor está usando algum ambiente de programação, como o Pycharm ou o VSC.

Nesse caso, bastará copiar e colar para ir testando, o que permitirá a você observar como tudo funciona.

Antes de programar, contudo, é importante conhecer os tipos de dados que o python usa e o que são variáveis.


Tipos de dados

O python permite diversos tipos de dados, como texto, números, decimais, listas e outras.

Ao contrário de outros programas, não é preciso avisar ao python do que estamos falando, pois ele consegue saber a partir do próprio dado.

Por exemplo, se estiver entre aspas, ele entenderá que é um texto.

Exemplos:

"este é um exemplo de texto em python"

ou

"1"

Este 1 entre aspas será entendido como texto, mesmo que seja um número.

Se eu quiser que ele seja entendido como número, devo colocá-lo sem aspas.

Se eu quiser que o python entende ele como decimal, devo escrever 1.0.


Há outros tipos de dados, como as listas.

Uma lista pode ser assim apresentada:

["pessoa1", "pessoa2", "pessoa3"]

Ou também como:

[1, 2, 3]

No primeiro caso, temos uma lista de texto e, no segundo, uma lista de números. Nada impede que tenhamos uma lista com números e textos. Sem problemas!

Da mesma forma, é possível converter números em texto e texto em números, desde que estes últimos sejam convertíveis, no caso, valores numéricos.

Para isso, basta usar os comandos certos. Veremos isso mais adiante, mas basicamente, o comando "int()" converte texto para número: int(seuTexto); e o comando "str()" converte para texto: str(seuNumero)


Variáveis

Variáveis são "palavras" que guardam uma informação ou valor para uso na programação. Vejamos com exemplos:

minhaPrimeiraVariavel = 1‎

Agora acrescento outra variável

minhaPrimeiraVariavel = 1

minhaSegundaVariavel = 2
‎

E agora mando somar as duas e exibir o resultado:

minhaPrimeiraVariavel = 1

minhaSegundaVariavel = 2

somaAsDuasvariaveis = minhaPrimeiraVariavel + minhaSegundaVariavel 

print(somaAsDuasvariaveis)
‎

RESULTADO ESPERADO

3
Process finished with exit code 0

ATENÇÃO: Nos ambientes de desenvolvimento não adianta apenas apertar ENTER. É preciso clicar no botão para EXECUTAR. No Pycharm, por exemplo, é um botão em forma de "Play" (como nos tocadores de música), como este abaixo.

Py8.PNG

Também é possível clicar com o botão direito do mouse sobre o código e mandar executar ("run") o código. É mais garantido!


No caso, eu disse ao computador que o valor de "minhaPrimeiraVariavel" era 1 e o de "minhaSegundaVariavel" era 2 e mandei somar os dois valores. "Print" é o comando do Python para exibir uma informação. Se eu mandar ele "print" as duas variáveis, teremos isso:

minhaPrimeiraVariavel = 1

minhaSegundaVariavel = 2

somaAsDuasvariaveis = minhaPrimeiraVariavel + minhaSegundaVariavel

print(minhaPrimeiraVariavel)

print(minhaSegundaVariavel)

print(somaAsDuasvariaveis)
‎

RESULTADO ESPERADO

1

2

3

Process finished with exit code 0


Isso é assim pois repetimos três vezes o comando "print" e o python obedece.

Podemos atribuir qualquer valor a uma variável. Vejamos abaixo:

UmaVariavelQualquer = "José"

OutraVariavel = "Pedro"

‎

E podemos inclusive juntar as duas:

UmaVariavelQualquer = "José"

OutraVariavel = "Pedro"

AsDuasJuntas = UmaVariavelQualquer + OutraVariavel

print(AsDuasJuntas)
‎

RESULTADO ESPERADO

JoséPedro
Process finished with exit code 0


O leitor deve ter notado que o nome saiu estranho, pois seria melhor separar "José" e "Pedro", não?

Para fazer isso, bastaria um pequeno ajuste, no caso, acrescentar um espaço, que precisa estar entre aspas para ser entendido pelo computador:

UmaVariavelQualquer = "José"

OutraVariavel = "Pedro"

AsDuasJuntas = UmaVariavelQualquer + " " + OutraVariavel 

print(AsDuasJuntas)
‎


RESULTADO ESPERADO

José Pedro
Process finished with exit code 0


Nesse caso, inserimos um espaço entre aspas (as aspas indicam que se trata de um texto) e ele conseguiu separar os dois nomes



Comentários no python

É possível escrever "notas" ao lado do código, o que facilita a explicação de cada linhas de programação. Com isso podemos dizer a outras pessoas o que cada comando está fazendo. Assim é também fácil de aprender. Vamos abusar deste recurso neste artigo, com as explicações comentadas.

Para fazer esses comentários, basta usar o símbolo "#" antes do texto, como neste exemplo abaixo:

x = "1" # cria uma variável chamada "x" com o valor de texto "1"

novoX = int(x) # cria uma variável chamada "novoX", que converte o valor da "x" de texto para número

‎

Instalação de bibliotecas

Antes de seguir, convém saber como instalar bibliotecas. Elas serão úteis para muitas e diferentes coisas. Não adianta instalar todas. Convém instalar e "importar" de acordo com a necessidade e o projeto.

Para fazer isso, é preciso primeiro saber que "biblioteca" queremos e então usar o comando "PIP" no terminal do ambiente de programação. O botão para acessar o terminal fica sempre na base de cada ambiente. Estando ali, na maioria dos casos, basta escrever pip install x, sendo x o nome da "biblioteca" desejada. Por exemplo, existe uma boa biblioteca de análise estatística, chamada "pandas". Para instalá-la, basta escrever pip install pandas no terminal e deixar o resto com o python.

Para ter uma explicação adicional deste procedimento, veja este verbete sobre como fazer isso no PyCharm

Neste site, há uma imensa coleção de bibliotecas. Basta procurar o que se quer fazer e ver o comando certo para instalação, que fica sempre no canto superior esquerdo da tela

Em alguns casos será mais complicado que isso, mas explicaremos tudo de acordo com os exemplos que daremos ao longo dos próximos artigos.


Próximos passos

A ideia não é apresentar todas os comandos de python antes de sair usando. Isso não seria atrativo e perderia o interesse.

Vamos adotar o seguinte método: disponibilizar diversos programas com comentários ao lado, explicando cada etapa do desenvolvimento.

Tudo isso está disponível aqui


Referências



Citação deste verbete
Como citar: GIL, Tiago. "Python". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Python. Data de acesso: 2 de julho de 2024.






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