Aldeia de índios brasilianos, na m.e. do rio 'Potĩjĩ ou Rio grande' (Rio Potengi).
Natureza: aldeia de índios.
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.
Capitania: RIO GRANDE.
Nomes históricos: Apuá; Oppouwa; Jhapua; Zaragoa; Jaragoa; Iguapa; Iguapera
Nome atual: a aldeia está extinta.
Possivelmente localizada na localidade de Santo Antônio do Potengi - vide mapa IBGE Geocódigo 2412005 - SÃO GONÇALO DO AMARANTE - RN.
Etimologia:
Termo de origem tupi.
►(Melo, 1931), pg. 179:
"APUÁ — (...). — "Apuá decompõe-se em Ã-poã, alto, que se levanta, ou se ergue". (Th. S. Ns. Ms.) — A.C.".
* Notas:
Esta aldeia situa-se muito próxima à aldeia 'Iaragoa', menos de dois km, e possivelmente é confundida e tratada com os nomes dessa. Todavia, tinha total independência, até a fusão com a aldeia Mompabu em 1645.
A semelhança de nomes pode significar que sua população era a da aldeia 'Apua' (situada no vale do 'Ciaramirĩ', com sinal de abandonada no BQPPB), relocada para este local.
Nesse caso e nessas condições, ela também poderia abrigar todas a citações para 'Apua', tais como ser a aldeia 'A Tappĭwappĭ' no mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640), etc.
►(Vainfas, 2008), pg. 72, citada como a Aldeia de Iguapa ou Iguapera pelo Pe. Manoel de Moraes, em 1635, na sua relação de aldeias de brasilianos no Rio Grande informada aos neerlandeses:
"No Rio Grande, Manoel nomeou as aldeias ... de Iguapa ou Iguapera, na outra banda do Rio Grande, sete léguas (42 quilômetros) ao norte do forte dos Reis Magos, cujo chefe era o capitão Feliciano; ...".
►Dagelijkse Notule de 8 de julho de 1637 (Dagelijkse Notulen, Volume 3, Período de 28 de janeiro a 30 de dezembro - UFPE - LIBER - MONUMMENTA HYGINIA), citada como aldeia 'Oppouwa':
"8 de julho
Se entrou em acordo com Jan Alders de Yarmouthd, Capitão da aldeia Oppouwa, e Jacob Wouters de Eberdeen, Capitão da aldeia Tapoupe, ambas situadas na Capitania de Rio Grande, as pessoa que cortaram lenha para Noseman e D. rouf, que eles cortarão pau-brasil para nós durante o período de 7 à 8 meses.".
►Nótulo, com a Ata e as propostas da Assembléia Indígena, datadas de 30/03/1645, realizadas na Aldeia Tapisserica, com as resoluções do Supremo Conselho, apostiladas em 11/04/1645, in (Souto Maior, 1912):
Essa aldeia, nessa Assembléia, é:
Nota:
A fusão das Aldeias Jaragia, Zaragoa (Jhapua) e Mompabu - a fusão indica a concentração da população num só local, no caso, na Aldeia Mompebu, mas com independência do governo.
Há, plotadas no BQPPB, duas aldeias muito próximas, na m.e. do rio 'Potĩjĩ ou Rio grande' (Rio Potengi), a 'Iaragoa' e a 'Apuá', distando menos de 2 Km entre si, que podem ser as Jaragia e Zaragoa citadas. E, nessa assembléia, estão sendo autorizadas a se mudarem, tornando o local onde estão erguidas "Lugar despovoado. Domicilia deserta.", todavia, suas comunidades, seus grupos, sobrevivem, mantendo as identidades noutro local, onde se ergue a Aldeia Mompabu. Essa tática de concentração era uma medida de sobrevivência na agonia dessa brava nação. A Paraguassu as havia antecedido em pelo menos uma década na união com a Mompabu.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Apuâ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Apu%C3%A2. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
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