Riacho afluente m.e. do 'Tapupíré' (Rio Pilão).
Natureza: rio.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.
Capitania: PARANAMBVCA.
Nome atual: Riacho Água Choca.
Nomes históricos: Aratuáíyĩ (Aratuipe, Aratuhype).
►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, sem nome, afluente m.e. do rio, também sem nome, reconhecivel como o 'Tapupiré' do BQPPB (Rio Pilão).
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 185:
"No continente fronteiriço o rio notado de maior é o Ararí (Araripe). ... O Arari, pela esquerda, tem os tributários Piagui, Bom Jesus, Maçiá, Ipitungá. Pela direita, o Tapopiruçu, o Uçoiji, o Igaruçutinga, o Muçui, de boa extensão, tendo como afluentes o Aratuaiyi, Tamoataí, Tapupiré pela esquerda, e o Iuraparioba, Ipapuçu e Payetinga pela direita.".
►(Melo, 1931), pg. 181:
"ARATUIPE (ARATUHYPE) — (Riacho afl. do Tupupiré) — C. ara-tú-y-pe, no rio dos aratus, espécie de pequenos caranguejos vermelhos (Grapsus) — A. C.".
Nota:
►WIKIPEDIA - Araçoiaba, informa que a cidade de Araçoiaba-PE, até o século XIX, era conhecida como Chã do Monte Aratangi.
A nascente do 'Aratuáíyĩ' está na área urbana desta cidade, assim, é possivel que esse riacho possa ter sido chamado Aratangi. Ou a Chã seria do Monte Aratuaipe?
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Aratuáíyĩ". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Aratu%C3%A1%C3%ADy%C4%A9. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |