por Leon Azevedo |
Segundo Fortes[1], na bússola a roda tem uma orla circular dividida em 360 graus: no centro da orla graduada se põe um pião de lata perpendicular, e delgado para a ponta, a que se aplica uma agulha de aço, que tem no meio um capitel, ou capelo, para andar sobre a ponta do pião sobre o qual fica em equilíbrio e do centro partem varias divisões gravadas a modo de Rosa, que mostram a direção dos principais ventos: aquela linha, que dirige o Norte, deve corresponder justamente o ponto em que começa e acaba a divisão dos 360. graus: tem sua aba levantada a modo de aba de boceta com uma ranhura, ou rebaixo para se lhe poder aplicar um vidro claro, que serve de impedir que o ar, e o vente não desviem a agulha da sua direção, fazendo-a mover: as que servem para fazer Cartas Geográficas tem duas pínulas, que correspondem justamente a direção do Norte, e Sul, com uma linha, que passa pelo centro.
De acordo com o Dicionário de Raphael Bluteau [2]: (...) o que os portugueses chamam bússola é um instrumento matemático composto de um semicírculo ou ás vezes de um círculo inteiro graduado com uma agulha náutica e uma régua móvel sobre o diâmetro do dito círculo. Serve para medir distâncias e alturas acessíveis e inacessíveis. Não tem nome próprio latino.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Leon Azevedo |
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Bússola". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=B%C3%BAssola. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025.
|
Informar erro nesta página |