Riacho afluente m.d. do rio 'Monguagaba' (Rio Mamanguape).
Natureza: riacho.
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.
Capitania: PARAIBA.
Nome atual: Riacho Cascata.
Na sua nascente está a Lagoa CARAPUCEMA - vide mapa IBGE Geocódigo 258901 Mamanguape-PB.
Nomes históricos: Caruabuçéma (Coroa Posema, Coroa Pocema, Caruabucema, Carapucema).
►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como riacho 'R Curia PossԐma', afluente m.d. do 'R. Mongongappĭ'.
►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA - plotado como rio, 'R. Curia Possema', afluente m.d. do 'R. Mongongappe'.
►(Herckmans, 1639) RIAGP, pg. 262:
"Do lado do ocidente vem do interior a esta lagoa (*) um escoadouro que não começa a mais de uma légua acima dela, chamado Coroa Posema. É um paul, que por sua forma semelha um rio.".
(*) Herckmans denominou esta lagoa 'Piabai' e a descreveu "... Tem ao norte um desaguadouro ou estreito, por onde corre o Rio Mongougoape..." - efetivamente essa 'lagoa' é alagado ou manguezal do delta da foz do Mamanguape.
►(Coriolano de Medeiros, 1950):
@ pg. 71:
"Carapocema (Voc. ind., cara-putembê: peixe que faz bulha com a boca) — Pequeno rio perene do município de Mamanguape, e afluente do rio deste nome. Rega uma região muito agrícola. Em suas margens existem uns misteriosos subterrâneos, construídos em época anterior à da colonização, por um povo ignorado.".
@ pg. 131, MAMANGUAPE:
"Curiosidades — Existem uns subterrâneos, verdadeiros labirintos, que não foram trabalho do potiguara, habitante da região quando os portugueses começaram a colonizá-la (V. Rio Vermelho e Carapucema). ".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Caruabuçéma". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Caruabu%C3%A7%C3%A9ma. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |