'Fort Orange' no MBU.
Forte no sudeste da 'I. Itâmaracâ', na m.d. da 'Zuyder gadt'.
Natureza: fortaleza.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.
Capitania: ITÂMARACÂ.
Nome atual: Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá.
Nomes históricos: Forte Orange (orangԑ, Oranges), Ca∫trum Auriacum.
►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotada com o símbolo de forte, 'F. orangԑ', numa ilhota a sudeste da Ilha de Itamaracá e na m.e. da 'ß. ∂Ԑ Tamaraca' .
►Mapa INSULA TAMARACA, (Barléu, 1647), fig. 19, plotado, 'Ca∫trum Auriacum'.
►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado com símbolo de forte, 'F Oranges', numa ilhota a sudeste de 'ITAMARACÁ'.
►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Forte Orange', numa ilhota a sudeste de 'Itamaraca'.
►(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), no tópico FORTIFICAÇÔES / De Itamaracá, pg 120-121:
"Em direção ao Norte, a fortificação mais próxima é a da ilha de Itamaracá. Dentro da barra apresenta-se em primeiro lugar o forte Orange, situado sobre um baixo de areia separado da terra firme por uma angra, que é vadeável de baixa-mar. Este forte domina a entrada do porto, visto como os navios que entram têm de passar por diante dele a tiro de arcabuz. É quadrado, com quatro baluartes, e ultimamente foi elevado e reparado, mas quase não tem fossos, nem estacada ou palissada, o que é necessário se faça, bem como convém aprofundar o fosso e cercar o lado exterior com uma contra-escarpa. Diante deste forte, do lado do Norte, por onde o inimigo se pode aproximar, há um hornaveque. ".
►(Dussen, 1640), no tópico FORTIFICAÇÔES, pg 202-203:
"ITAMARACÁ
A Ilha de Itamaracá tem os seguintes fortes: em primeiro lugar o forte Orange, na entrada sul do canal, que é o principal porto da Ilha. É um forte quadrangular com 4 baluartes, elevado, tendo em certo trecho um fosso, mas pouco profundo e seco; está cercado por uma forte estacada. Aí estão 12 peças, a saber: 6 de bronze e 6 de ferro. As de bronze são: 1 de 26 lb, 1 de 18 lb, 3 de 12 lb e 1 de 6 lb; as de ferro são: 2 de 5 lb e 4 de 4 lb. ".
►(Pereira da Costa, 1951), Volume 4, Ano 1693, pg. 390-392, discorre com ricas informações sobre o forte, especialmente após o período da conquista neerlandesa. Todavia, destacamos:
@ pg. 391:
"Em 1654 foi evacuado pelos holandeses, e ocupado por um corpo de tropas sob o comando do mestre-de-campo Francisco de Figueiroa.".
@ pg. 392:
"A fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, o forte de Orange dos holandeses, tem na história das nossas lutas no período da dominação batava, as mais gloriosas páginas em que tanto resplendeu o valor e heroísmo dos pernambucanos.".
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 185:
"Na ilha de Itamaracá, com o Forte de Orange (Zuyder gadt), Barleu não menciona o canal de Itapissuma que a separa do continente.".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Fort Orange". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Fort_Orange. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |