Acampamento tapuia na região ao norte do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a oeste do 'Pĩaçĩca' (Rio Boacica-Riacho da Ilha) e a oeste do 'Guĩtîĩpa' (Rio Itiuba).
Natureza: acampamento tapuia.
Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma.
Capitania: PARANAMBVCA.
Nome histórico: Guitiĩba de Carirí.
Nome atual: não há mais acampamento de indígenas e a área foi reocupada - possivelmente estava localizado onde hoje é o povoado de Palmeira dos Negros, município de Igreja Nova-AL.
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 162:
"Começam os domínios de Belch. Aluares, Belchior Alvares Camelo, Io Alcaide-Mór de Penedo, latifundiário do S. Francisco, nas praias e terra a dentro. Para o centro, a Guitiiba de Cariri, aldeiamento indígena, possivelmente de Cariris aliados. ".
Notas:
1) O símbolo no mapa [PRÆFECTURA DE CIRÎIĬI vel SEREGIPE DEL REY cum Itâpuáma] usado neste topônimo difere do utilizado para acampamento tapuia ou aldeia de índios nos outros mapas, e não consta no 'NOTULARUM EXPLICATIO' - assume-se ser um acampamento tapuia pela menção à tribo dos Cariris;
2) O nome do topônimo, 'Guitiĩba de Cariri' induz a se posicionar este topônimo mais próximo ao rio Itiúba, o que não se fez por observar a forma do caminho, que deve estabelecer aproximadamente um ângulo reto, o que definiu o posicionamento probabilístico atribuído para ambos.
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Guitiĩba de Carirí". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Guiti%C4%A9ba_de_Carir%C3%AD. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |