Iaguari
Rio com barra no Oceano Atlântico.
Natureza: rio; barra de rio.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.
Capitania: PARANAMBVCA.
Nomes históricos:
Iaguarĩ Vulgo Maria Farinha (Iaguari Vulgo Maria Faruba), Rio de Maria Farinha (Maria ƒarajnha, Maraƒarinha, Maria Farina, Maria Faruba), na barra;
Iaguari (Iaguarĩ, Jaguaribe, Iaguaripe, JԐguaribԐ, Ieguanribÿ).
Nome atual: Rio do Barro Branco, com barra na Praia de Maria Farinha.
►Mapa IT (Albernaz, 1626/1627), plotado como 'Maria Farinha', com barra no oceano.
►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA - plotado como 'R. JԐguaribԐ' ('Rº. Maria ƒarajnha.' na barra no oceano).
►Mapa Y-45 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Ponto Pommarel ende Cabo Blancko, plotado como 'Rº Maraƒarinha' (Rio Maria Farinha).
►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotado como 'R. Ieguanribÿ' ('R. Maria Farina' na barra).
►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Iaguari Vulgo Maria Faruba', barra no oceano.
►(Laet, 1637), Interrogação de Bartolomeu Peres, e situação ao redor e perto de Pernambuco, tanto ao sul como ao norte, pg. 125-126:
"Segue o Rio da Maria Farinha, aproximadamente 1/2 légua ao sul de Igarassu; nele há 5 pés de profundidade; os barcos entram uma légua nele; lá há dois engenhos, mas sem guarnição. Com chalupas tripuladas seria possível apoderar-se de todos os açúcares. Duas léguas mais ao sul segue Pau Amarelo ...".
►(Nieuhof, 1682), cita o engenho situado na margem desse rio, ao reportar as ações dos neerlandeses no dia 7 de julho de 1645:
@ pg. 184:
"No mesmo dia Hartsteyn marchou com um destacamento de 90 soldados e 30 brasileiros das guarnições de Recife e Itamaracá para Ajama e Jaguaribe (257), à procura dos rebeldes. Não encontrando, porém, nenhum revoltoso, regressou por volta do meio-dia e, na noite seguinte, marchou em direção às tropas de Haus.".
@ pg. 184, Nota de José Honório Rodrigues:
"(257) Nieuhof escreveu Ajama e Jegoaribi (p. 99, l.a col., últ. §). Em Vingbooms (XCVII, vol. II, mapa 47, Itamaracá), são registados o rio Angama e os engenhos Aujama e Aujama de Baixo, e o rio e engenho Jeguaribi. Alfredo de Carvalho regista Jaguaribe, como corr. de yaguár — y — pe, no rio da onça (p. 49). É um braço do rio Maria Farinha, na ilha de Itamaracá. No Breve Discurso (XV, p. 141), segue-se um légua ao norte do Tapado, o Rio Doce. Duas léguas ao norte deste rio, o rio Ajama e uma légua adiante o lguarassu.".
►(Pereira da Costa, 1951), Vol. 6, ano 1752, Janeiro 15, pg. 89:
"Ao norte deságua no oceano o rio Maria Farinha, nas proximidades da barra de Itamaracá, começando logo na sua foz e ao lado do poente a povoação, do mesmo nome, que se estende pelo rio acima, e sobre pequena elevação.".
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 183, explana a origem do nome Maria Farinha para a praia e o rio:
"... e logo o Iaguari, vulgo Maria Farinha (47).
(47) "Seis dias depois, a 23 de outubro (de 1600) em Aiama, terra da vila dos Santos Cosmos, em as casas e aposentos de Antônio Jorge, estando aí presente e bem assim MARIA FARINHA, sua mulher, receberam deles mesmos Padres do Colégio, de amor de graça, um pedaço de terra, etc. Pe. Serafim Leite, S. J., HISTÓRIA DA COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL, I, 466, lisboa, 1938.".
►(Melo, 1931), pg. 205:
"JAGUARIBE — (Braço do rio Maria Farinha; riacho na Ilha de Itamaracá) — "Corr. yaguár-y-pe, no rio da onça." (Th. S., 135) — A. C.".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iaguarĩ Vulgo Maria Farinha". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Iaguar%C4%A9_Vulgo_Maria_Farinha. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |