Iequea guaçu Klip riuier
Rio com barra no Oceano Atlântico ao sul do 'Çenembĩ ou R. de S. Miguel' (Rio São Miguel).
Natureza: rio; barra de rio.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.
Capitania: PARANAMBVCA.
Nomes históricos: Rº Giquia; Rº giqúia; Jiquiá; Iequia; Rio Jequeá; Iequea; Iequea guaçu; Iequeaguaçu; lucuriau; Klip riuier.
O porto na Barra do Jequiá, citado em (Sousa, 1587), era conhecido como Porto Novo dos Franceses.
Nomes atuais:
►Benjamin N. Teensma traduziu: "klip = rocha; klip riuier = rio das rochas, ou das pedras".
►Mapa RSF (Albernaz, 1626/1627) RIO DE SÃO FRANCISCO, plotado, rio proveniente da lagoa assinalada com as letras N, 'N - lagoa chamada de lucuriau cõ terras e montes'.
►Mapa BA (IAHGP-Vingboons, 1640) #36 CAPITANIA DO BAHIA DE TODOS SANCTOS, plotado, 'Rº Giquia' (Rio Jequia) , barra ao norte da 'Pª. ∂Ԑ wipԐua.' (Pontal do Peba) e a barra do 'Rº. St Migull' (Rio São Miguel).
►Mapa BRASILIA (IAHGP-Vingboons, 1640) #38 CAERTE VAN BRASILIA plotado, 'R. Giquia' (Rio Jequiá), barra ao sul da do 'St. MiguԐll' (Rio São Miguel).
►Mapa PE-M (IAHGP-Vingboons, 1640) #39 CAPITANIA DO PHARNAMBOCQVE, plotado, 'Rº Giquia.' (Rio Jequiá), com barra ao sul da barra do 'R. St. MiguԐll.' (Rio São Miguel).
►Mapa Y-25 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Vassabara ende Rio St. Antonij Mimijn, plotado, 'Rº giqúia:' (Rio Jequiá), com foz ao sul da barra do 'Rº St. Mighiel' (Rio São Miguel).
►(Sousa, 1587), pg. 60:
"Do rio de São Miguel ao porto Novo dos Franceses são duas léguas, defronte do qual fazem os arrecifes que (vão correndo a costa), uma aberta por onde os franceses costumavam entrar com suas naus, e ancoravam entre o arrecife e a terra por ter fundo para isso, onde estavam muito seguros, e daqui faziam seu resgate com o gentio. Do porto Novo dos Franceses ao de Sepetiba é uma légua, do qual ao rio de Currurupe são três léguas em o qual entram navios da costa, cuja terra ao longo do mar é fraca, mas para dentro duas léguas é arresoada.".
►(Margrave, 1640), ITINERÁRIO, pg. 202-203, registra que os caminhos:
►(Bullestrat, 1642), relatando suas atividades em janeiro de 1642, pg. 169:
"A 6, cavalgamos ao longo do passo do Governador, pela beira-mar, e chegamos ao rio Coruripe e tivemos que esperar pela vazante para atravessá-lo; após a travessia andamos cerca de 4 milhas e repousamos em uma mata até cerca das 11 horas da noite; voltando a cavalgar, prosseguimos até o rio Pochi que estando em maré alta, tivemos que esperar até pouco além de uma hora e, transposto ele, seguimos para poder atravessar o rio Jiquiá ainda com a vazante; chegamos a ele por volta das 3 horas e, depois de atravessá-lo e alcançar os campos de Jiquiá, esperamos pelo romper do dia (51).".
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 163:
"Há uma enseada, Agoapetiba, hibridismo curioso, e, subindo pela costa, Ipoxi, o Poxim, e Iequeaguaçu, desaguadouro do rio Iequia, com a lagoa ampla, Iequea, Jequiá, onde se juntavam as águas dos rios, o Jequiá e o Urubutinga.".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Iequea guaçu Klip riuier". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Iequea_gua%C3%A7u_Klip_riuier. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |