Rio, afluente m.d. do 'Curematai' (Rio Curimatau).
Natureza: rio.
Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.
Capitania: RIO GRANDE.
Nomes históricos: Rio Pirari (Parari, Pyrary).
Nome atual: Rio Pirari.
Notas:
O rio Pirari consta no BQPPB, no entanto, o nome não foi escrito próximo ao seu traçado. Este rio está muito bem detalhado, com duas lagoas , a 'Tipijĩ' e a 'Tamoatâpuruâ', e duas ilhas, a 'Iamoa' e a 'Caraguatacanga'.
Possivelmente houve a captura do leito desse rio, no seu baixo curso, pelo Rio Curimatau - vide comentário em 'Iamoa'.
►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA - plotado como o rio 'R. Tipo∫oucq', afluente m.d. do 'R Carwataugh' (Rio Curimatau).
►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE - plotado como o rio 'Rº Tipo∫oucq', afluente m.d. do 'R. Carwataugh' (Rio Curimatau).
Há semelhanças entre a situação geográfica e entre os nomes dos rios 'Rº Tipo∫oucq' e e 'Rº MiapԐugh' nesse mapa com os rios 'Timboatadiba' e 'Miapeĩ' do BQPPB.
No entanto, adota-se a interpretação de que o 'Rº Tipo∫oucq' é o Pirari pela situação da aldeia 'PԐrarÿ A', plotada nesse mapa entre esses rios.
►Mapa PB (Orazi, 1698), plotado, sem nome.
►(Câmara Cascudo, 1968), pg. 115:
"PIRARI: — Lugar em Pedro Velho, de pirá-r-i, rio do peixe. Em junho de 1767, Antônio de Souza Barros tinha "hum sitio chamado PYRARY a onde tem fabrica de hum engenho de fazer asucar".".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pirari". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Pirari. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |