Tapacûrá
Rio afluente m.d. do 'Capiíbarĩ' (Rio Capibaribe).
Natureza: rio.
Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.
Capitania: PARANAMBVCA.
Nome atual: Rio Tapacurá.
Nomes históricos: Tapacurai; Tapacûrá; Tapicura; Tapucurá; Iapacura.
►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado no baixo curso, sem nome, afluente m.d. do 'Rº. Capauiriuÿ'. Na m.e. desse tributário está o engenho 'Ԑ: Tapicura'.
►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotado no baixo curso, sem nome, afluente m.d. do 'Rº. Capauiriuÿ'. Na m.e. desse tributário está o engenho 'Tapicura Ԑ'.
►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Tapacurai' e 'Iapacura', afluente m.d. do 'Capiibari'.
►(Calado, 1648), Volume 2, Livro Quarto, Capítulo 1, pg. 13-34 descreve a Batalha das Tabocas, ocorrida no dia 3 de agosto de 1645, das 13:30h ao anoitecer, nas margens desse rio - primeira vitória dos pernambucanos sobre os neelandeses. Destacamos o início da batalha, pg. 14:
"Veio o inimigo nos três dias de Agosto véspera da véspera de N. Senhora das Neves a buscar-nos. E vindo chegando à passagem do Rio Tapucurá, suspeitando que entre aquelas reboleiras de mato houvesse alguma emboscada da nossa gente, deu uma carga cerrada, e os seus índios levantaram uma grande alarida de festa, como de quem tinha já o pleito vencido, a qual ouvida despediu o Sargento-mor ao Capitão Domingos Fagundes com quarenta homens para lhe ter o encontro, e meteu as emboscadas, e em uma pôs aos Capitães João Pessoa, e João Pais Cabral, e em outra o Alferes Inácio Pita, e logo outros Capitães; e em outra parte ao Capitão Paulo Veloso, e em outra ao Capitão Antônio Borges Uchoa, e logo ao Capitão João Soares de Albuquerque senhor do engenho da Moribeca, o qual socorria as partes aonde havia necessidade de socorro; e não andava menos diligente o Capitão Antônio Gomes Taborda, o qual não se descuidava em acudir a uma, e outra parte com muito esforço, e brio.".
►(Melo, 1931), pg. 213:
"TAPACURÁ — (Riacho no Mun. da Vitória) — "Tapa-curá, ligas, jarreteiras (B. C, 480); ant. Tapacurai, c. tapa-curay rio das ligas ou das jarreteiras — A. C.
Stradelli registrou tapacúra — liga, atadura, que os indígenas do Amazonas usam abaixo dos joelhos, crentes de que isso lhes dá resistência para grandes caminhadas e os livra de câimbras. —M. M.".
►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 184:
"Barléu ressalta o Capiibari (Capibaribe) com seus afluentes: o Tapacurá à direita (e neste o Iuna, o Iabaira e, perto da foz, o Teiibipió, Tijipió), o Anguacta (Goitá) com o rio Salgado, Rio do Pilão, Ibirapitangi pela direita, e pela esquerda o Itapecirica e mais dois, anônimos.".
Citação deste verbete |
Autor do verbete: Levy Pereira |
Como citar: PEREIRA, Levy. "Tapacurai". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: https://lhs.unb.br/atlas/index.php?title=Tapacurai. Data de acesso: 23 de fevereiro de 2025. |
Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando
Informar erro nesta página |